Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

Brincando é que se aprende


Além de artigos sobre odontologia, nosso blog também visa disseminar outros conteúdos interessantes aos pais. Hoje iremos falar sobre algumas atividades que ajudam a criança a aprender, de maneira lúdica e sem a necessidade de grandes gastos. E nada melhor do que as férias para entreter as crianças com jogos e brincadeiras, vamos lá?

- Chefs mirins: crianças adoram brincar de cozinhar, tanto meninas quanto meninos. Ofereça a criança alguns utensílios de cozinha, como potes, colher de pau, panelas (nada que possa ferir a criança, claro) e o deixe “cozinhar”. Você pode até mesmo oferecer alimentos como verduras e massinha caseira, assim a brincadeira ficará ainda mais lúdica.

- Esconde-esconde: uma das brincadeiras que as crianças mais gostam, embora muitas vezes não entendam o conceito da brincadeira (o que torna a atividade divertida até mesmo para os adultos, pois é encantador presenciar a inocência das crianças). Esta brincadeira trabalha noções de espaço e locomoção, proporcionando aos pequenos exploradores dar asas à imaginação imaginando possíveis esconderijos.

- Fantasia: o mundo da criança é pura imaginação. Deixe que a criança crie personagens (ou mesmo imite algum que lhe é conhecido), ofereça a criança acessórios para que a brincadeira fique completa, como roupas, capas, meias... enfim, vale tudo (desde que se tome o cuidado com a segurança da criança, sempre). Incentive-a a agir conforme sua imaginação, entre na fantasia da criança. A criatividade é essencial para o bom desenvolvimento delas.

- Areia, água, massinha: crianças passam longo tempo brincando com elementos e objetos que proporcionam diferentes texturas, volumes, cores. O aprendizado e a brincadeira se misturam. Ofereça a criança estes elementos, complemente a brincadeira com objetos como pazinhas, formas, baldinhos, peneiras etc.

Que outras brincadeiras encantam seus filhos? Conte pra gente! Desejamos a todos ótimas férias em família! :)

#brincadeiras #férias #crianças #elianegarcia #odontologia #aprendizado

184 visualizações0 comentário