Buscar
  • Equipe Odontologia Dra. Eliane Garcia

Ingerir líquidos durante a refeição é prejudicial para as crianças?


Não só para elas, mas principalmente. Ainda mais se as bebidas forem açucaradas e artificiais.

Fazer uma criança se alimentar da maneira correta já não é tarefa fácil, como sabe a maioria dos pais. Porém, algumas práticas tornam a situação ainda mais complicada.

O consumo de líquidos durante a refeição pode causar uma falsa sensação de saciedade, principalmente nas crianças, que possuem um estomago pequeno. Se a bebida for açucarada é ainda pior, pois os níveis glicêmicos sobem mais rapidamente, ativando o metabolismo. Isto fará com que a criança se sinta satisfeita e não tenha mais vontade de comer. E mais, crianças que ingerem mais açúcar tem uma tendência elevada a desenvolver diabetes tipo 2, além de outros problemas a longo prazo. Bebidas gaseificadas, como refrigerantes, são ainda pior, além de conterem inúmeras substâncias químicas, ainda agem expandindo o estômago, aumentando ainda mais a sensação de saciedade. E para terminar: aumento da obesidade infantil e desenvolvimento de problemas bucais estão na lista dos problemas acarretados.

Ingerir líquidos durante a refeição não é só ruim para a criança, mas para toda a família. Por isso, repensar o hábito é fundamental.

O foco é manter as crianças bem hidratadas nos períodos entre as refeições e optar por sucos naturais, sem adição de açúcar, após as refeições. Sucos cítricos são uma boa opção, pois irão ajudar na absorção do ferro que foi ingerido durante a refeição.

Não podemos esquecer que os pais são os exemplos para os filhos. Por isso, esforçar-se para manter uma rotina saudável é fundamental para a toda a família.

#alimentação #crianças #refeições #líquido #cuidados

9 visualizações0 comentário