Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

O bruxismo afeta crianças?

Atualizado: há 6 dias


O ranger dos dentes é uma questão mais comum do que se imagina, a maioria das pessoas o fazem, com maior ou menor intensidade. Clinicamente, é chamado de bruxismo. Quando ocorre de forma casual, não costuma causar problemas. Porém, quando o hábito se torna regular, a saúde bucal pode ser comprometida.

Há algumas causas para o ranger dos dentes, como a ansiedade e o estresse, mordida anormal (dentes tortos ou ausentes) e desordens do sono.

Muitas pessoas nem percebem que rangem os dentes enquanto dormem. Porém, se houver uma constância, essas pessoas irão sentir dores na cabeça e mandíbula, sinais reveladores do bruxismo. A partir de alguns sintomas, o dentista pode avaliar o quadro, detectar o bruxismo e recomendar o tratamento adequado.

O bruxismo também afeta crianças e ocorre mais frequentemente na época da erupção dos dentes, quando, na maioria das vezes, não ocorrem maiores problemas. No entanto, há casos em que o hábito está associado a outros problemas que precisam ser investigados e tratados, como dentes alinhados de forma irregular, algumas condições médicas (como deficiências nutricionais, alergias e distúrbios endócrinos) e problemas psicológicos.

É fundamental consultar o odontopediatra regularmente, assim será possível identificar e tratar qualquer problema que possa afetar a saúde bucal da criança. Vale lembrar que problemas não tratados em tempo, podem causar consequências para toda a vida.

#bruxismo #saúde #rangendoosdentes #rangerdentes #rangendodentes #ranger #rangendo #rangerodente #rangerdente

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo