• Equipe Odontologia Dra. Eliane Garcia

Alguns hábitos potencialmente prejudiciais aos dentes: livre-se deles.

Confira alguns hábitos que podem causar sérios prejuízos aos dentes e dos quais você, ou seus filhos, devem se livrar o quanto antes!

MORDER GELO

Mesmo sendo estranho para alguns, este é um hábito comum entre muitas pessoas, que pensam ser um hábito inofensivo, já que trata-se simplesmente de água. Porém, a ação de morder os duros cubos de gelo podem lascar ou até mesmo quebrar os dentes. Além disso, podem desencadear um processo de sensibilidade, causando dor de dente permanente.

DISPENSAR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NOS ESPORTES

Seja criança ou adulto: sempre use os equipamentos pertinentes ao esporte a ser praticado. Quedas, esbarrões, são comuns em vários esportes, por isso atentar-se à segurança é fundamental para a saúde dos dentes e do corpo, de uma forma geral.

MAMADEIRAS

Mamadeiras não só atrapalham o desenvolvimento dos dentes, causando deformidades na arcada dentária, como colaboram para o surgimento de cáries, já que a criança tende a desenvolver o hábito de dormir com a mamadeira na boca, o que impede que a higiene seja feita.

PIERCINGS

Hábito entre os jovens, esta moda pode causar diversos danos, desde traumatizar um dente pela mordida do metal até o acúmulo de bactérias, aumentando o risco de infecções.

PASTILHAS PARA TOSSE E OUTROS MEDICAMENTOS

Apesar de serem medicamentos, eles pode prejudicar os dentes. Isto porque suas composições podem conter muito açúcar, e dificilmente lembramos de escovar os dentes após o uso, afinal, estamos sensibilizados pela dor. Ainda assim, fique atento, principalmente quando se tratam de crianças, sempre realize a higiene bucal após o uso de remédios.

GOMAS

De forma geral, o consumo de doces é prejudicial, não só aos dentes, mas à saúde de maneira geral. Porém, alguns doces, como a goma, são particularmente danosos, isso porque sua textura pegajosa, mantém um contato maior do açúcar com a superfície do dente, aumentando os riscos de cárie. Então, atenção à escovação após o consumo destes alimentos.

REFRIGERANTES

Além de uma considerável quantidade de açúcar, possui em sua composição ácidos fosfórico e cítrico, que danificam o esmalte dos dentes. Evite sempre que puder.

SEUS DENTES NÃO SÃO ABRIDORES

Algumas pessoas, por pressa ou preguiça, usam os dentes como abridores, de embalagens e até mesmo garrafas. Usar o dente como ferramente pode causar rachaduras, quebras e dores.

MASTIGAR OBJETOS

A imagem de um lápis mastigado parece-lhe familiar? Saiba que este hábito pode traumatizar dentes e gengivas, além de aumentar as chances de contato com algum agente patológico. Converse com um profissional para tratar uma possível ansiedade.