Você sabia que uma alimentação com alto índice de acidez pode afetar a saúde bucal?
A alimentação moderna, onde prevalecem alimentos processados e refinados, causou um aumento na ingestão de alimentos ácidos. Para piorar a situação, alguns alimentos ácidos são também muito açucarados, o que favorece o aumento de cáries, entre outros problemas.
Alimentos ácidos possuem PH baixo, sendo os refrigerantes de cola um dos mais ácidos que existem. A boa notícia é que podemos limitar os efeitos destes alimentos realizando uma manutenção oral adequada. Obviamente, diminuir a ingestão desses alimentos é altamente recomendado, principalmente na dieta das crianças.
EROSÃO DO ESMALTE DENTAL
Uma das principais causas da ingestão de alimentos ácidos é o enfraquecimento do esmalte dental. Este processo é conhecido como erosão dentária e pode levar à perda da superfície do dente, pois nem sempre o corpo é capaz de remineralizar o dente tão rápido quanto os alimentos ácidos são ingeridos.
Felizmente, existem alimentos que colaboram com a manutenção dos dentes saudáveis, como os alimentos lácteos (não aromatizados e não açucarados), que contém uma boa quantidade de minerais e ajudam a fortalecer os dentes.
DICA
O ideal é evitar. Mas caso não seja possível, utilize um canudinho para ingerir bebidas ácidas, isto fará com que o contato com o dente seja menor, minimizando os problemas.
MUDE HÁBITOS
Explique para a criança o que alguns alimentos podem provocar. Evite comprar esses alimentos. Se não tiver em casa, a criança (e também os adultos) não terão acesso fácil, limitando o consumo a determinados eventos sociais.
Converse com o odontopediatra sobre possíveis tratamentos que ajudam a minimizar os males provocados pela má alimentação. E lembre-se de fazer do check-up odontológico uma prioridade, especialmente das crianças.