Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

BIOSSEGURANÇA: O QUE O PACIENTE DEVE OBSERVAR DURANTE UMA CONSULTA ODONTOLÓGICA


Muita vezes, é difícil para o paciente identificar possíveis riscos que esteja correndo por falta de medidas de segurança dos profissionais da saúde. Por isso, é fundamental que o paciente tome conhecimento do que ele deve observar ao chegar no consultório odontológico e durante a consulta.

Biossegurança é o conjunto de condutas que todos os profissionais da saúde devem tomar para uma prática segura. Em odontologia, tem a finalidade de proteger a saúde da equipe e dos pacientes no ambiente clínico em relação aos procedimentos executados, mantendo rígido controle dos riscos físicos (ruídos, radiação, materiais pérfuro-cortantes etc), químicos (ácidos, resinas, etc) e biológicos (secreções de pacientes, equipamentos não esterilizados etc).

Os itens de biossegurança, quando bem empregados, garantem a boa prática odontológica e a segurança do paciente.

O QUE O PACIENTE DEVE OBSERVAR

Ao chegar no consultório, o paciente deve observar o básico, que é a limpeza do consultório, desde a recepção, passando pelos sanitários e enfim à sala do dentista. Já em consulta, os profissionais que irão atender o paciente devem estar utilizando os seguintes equipamentos de proteção individual (EPI´s):

• Gorro • Máscara • Óculos de proteção (este item também deve ser utilizado pelo paciente) • Luvas de procedimento, que deve ser trocada a cada paciente • Avental • Sapato fechado, de uso exclusivo no consultório

O paciente deve observar se os profissionais estão respeitando o uso dos EPI´s exclusivamente na área da clínica. Da mesma forma, deve observar se há uma área exclusiva para esterilização dos instrumentos, munida de autoclave, etc. A rotina de esterilização do consultório deve constar por escrito e estar fixada em local visível.Os profissionais devem ter, de fácil acesso, protocolos para intercorrências. Ou seja, eles devem estar preparados para tomar decisões em casos de acidentes envolvendo pérfuro-cortantes.

Caso o paciente tenha alguma dúvida em relação aos procedimentos adotados pelo consultório para garantir sua segurança, pode-se conversar com o profissional a fim de esclarecê-las. O profissional preparado irá sempre agir de maneira transparente com seus pacientes e fazer questão de garantir todas as medidas de segurança.

É bom lembrar que cabe ao profissional zelar pela segurança de todos os profissionais da clínica, exigindo que as normas de segurança sejam cumpridas, como o uso dos EPI´s acima citados, assim como solicitar que os funcionários mantenham a carteira de vacinação em dia.


83 visualizações0 comentário