Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

MÉTODO BLW: saúde e desenvolvimento para o bebê!


O método BLW (Baby Led Weaning), se refere ao desmame conduzido pelo próprio bebê. Basicamente, consiste em permitir que o bebê coma com as próprias mãos, sozinho - porém sob a supervisão constante de um adulto - os alimentos inteiros ou pedaços grandes, sendo uma metodologia alternativa à introdução à alimentação sólida, a partir dos 6 meses. É indispensável estar sempre ao lado do bebê quando ele estiver comendo e estar atento à possibilidade de engasgamento, pois o bebê ainda está aprendendo a se alimentar com os sólidos e não é incomum estes episódios.

Neste método, desenvolvido na Inglaterra, os alimentos precisam ter um tamanho e formato que facilite que a pegue do bebê com as mãos, e é ele quem irá escolher o que comer, dentre os alimentos que forem oferecidos. Nesta filosofia, o que importa é a qualidade do alimento e a independência e autonomia da criança ao se alimentar. Desta forma, a quantidade não é tão relevante, ou seja, o bebê irá comer aquilo que ele realmente necessita.

Outro ponto positivo nesta metodologia é o bom desenvolvimento da musculatura facial e parte óssea, o que irá favorecer uma boa dentição! E também da coordenação motora do bebê.

Embora pareça simples de se executar, este método depende de muita paciência, pois todo o ato da alimentação depende quase que por completo do bebê. Ou seja, o bebê, em plena fase de descobertas, irá brincar com o alimento, jogá-lo, entre outras coisas, antes de comer! Mas tudo faz parte de um processo natural! Depois que o bebê se acostuma, as coisas ficam bem mais fáceis.

Além dos benefícios já mencionados, alguns estudos mostram que a qualidade do alimento que os pais ingerem também tende a melhorar; a família de uma maneira geral acaba por ingerir mais leguminosos, frutas e alimentos com menor quantidade de sal.

Para concluir, os alimentos, mesmo que sólidos, devem ser moles, sem ossos ou cartilagens e temperos muito suaves. É importante oferecer uma variedade de alimentos, dessa forma, o bebê poderá desenvolver o paladar de forma saudável e, assim, terá menos predisposição a gostar de alimentos muito açucarados, artificiais e industrializados. Sua dentição e sua saúde, como um todo, será beneficiada para sempre!

CONFIRA ALGUNS VÍDEOS DE BLW:

#BLW #introduçãoalimentar

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo