Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

A EFICÁCIA DOS SELANTES NA PREVENÇÃO DE LESÕES DE CÁRIE


Muito se fala do uso de selantes, tanto em dentes de leite quanto em dentes permanentes. Seu uso já é amplamente difundido e seus efeitos reconhecidos como benéficos.

Para embasar cientificamente a decisão pelo uso ou não dos selantes, foi feita uma revisão de dezenas de estudos clínicos randomizados (considerado o mais assertivo) feitos com crianças e adolescentes concluiu que o uso de selantes em superfícies oclusais reduziu o desenvolvimento de cárie por até 48 meses após a aplicação, se comparado com as superfícies que não receberam selante, após este período foram observadas queda na eficácia do selante, determinando assim uma média de validade de sua aplicação.

A superfície oclusal é a superfície mais susceptível ao processo da cárie. Essa susceptibilidade é relacionada com a presença de sulcos e fissuras profundas.

Apesar de terem sido avaliados diferentes tipos de material utilizados comumente no selamento, não foi possível afirmar qual o material mais eficaz para se realizar este tratamento.

Os selantes são efetivos em crianças com alto risco de cárie. Contudo evidências em outras condições ainda são escassas. Ainda não é possível afirmar qual o material mais eficaz para se realizar o selante.

A indicação do selante está diretamente ligada com o risco de cárie do paciente. Sendo assim, pessoas que não possuem um histórico na família de predisposição à cárie e outros problemas bucais, que fazem uso de água e dentifrício fluoretados, que seguem orientações preventivas e que mantém uma boa higiene bucal não terão a mesma necessidade de fazer o tratamento do que outros pacientes em situação oposta.

Assim, o selante tem indicação para alguns casos, mas não necessariamente para todos. Caberá ao profissional dentista ou odontopediatra fazer indicação e a escolha do melhor material a ser utilizado.

FICA A DICA - O custo benefício dos selante é extremamente válido na odontologia de mínima intervenção. - O exame clínico criterioso e a indicação correta deverá ser realizado preferencialmente pelo Odontopediatra. - Selantes realizados de forma iatrogenica podem levar à alterações da oclusão.


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo