Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

DICAS DE FÉRIAS PARA A SAÚDE BUCAL: ALIMENTAÇÃO


Férias é sinônimo de diversão, mas não se pode deixar de lado os bons hábitos! Se a criança tem uma alimentação regrada, não será difícil mantê-la durante as férias, basta um pouco de incentivo e, quem sabe até um pouco de criatividade!

Já que a alimentação está intimamente ligada à saúde bucal, daremos algumas sugestões de lanchinhos e refeições rápidas e saudáveis para os pequenos fazerem entre as principais refeições, quando estiverem em casa ou em passeio, por exemplo. Confira!

FRUTAS

Frutas são coringas! Leve sempre frutas já higienizadas nos passeios. Além disso, frutas como banana, maçã e manga vão bem sem refrigeração e costumam durar um bom tempo. Frutas secas também são excelentes e fáceis de oferecer à criança.

LEGUMES

Sim, legumes são ótimas opções, ainda mais quando a criança não é muito adepta de frutas. Legumes como tomatinhos cereja, pepino e cenoura cortados em palitinhos e temperados com pouco sal são ótimas opções. Milho cozido também costuma fazer sucesso entre as crianças.

SANDUÍCHE NATURAL

Prepare sanduíches com pão de forma ou francês, queijo, requeijão, tomate. Ou ainda outro recheio de preferência da criança. Embale em papel alumínio e conserve em uma bolsa térmica.

BOLO CASEIRO

Bolo feito em casa pode ser consumido com moderação (já que contém um bom tanto de açúcar). Dê preferência aos sem recheio e cobertura. Crianças adoram o bolo simples, como o pão-de-ló.

COOKIES

Faça cookies com aveia, chocolate com baixo teor de açúcar, mel, entre outros ingredientes saudáveis. São práticos, fáceis de fazer e as crianças adoram!

MUITO LÍQUIDO

Tenha sempre água fresquinha disponível para evitar a desidratação! Prefira água à sucos e outras bebidas. Uma boa alternativa é a água de coco, tirada diretamente da fruta.

ALERTA VERMELHO!

Cuidado com alimentos que parecem saudáveis, mas não são! Gelatinas, por exemplo, possuem muito açúcar, além de corantes e conservantes. Barrinhas de cereais são outro exemplo de alimento nem tão saudável.

FICA A DICA

- Se o tempo em que a criança ficar fora de casa for longo, leve junto sua escova, fio dental e pasta. Dá para escovar os dentes em algum banheiro ou mesmo utilizando um pouco da água levada para o consumo. O importante é não deixar de manter a higiene bucal em dia, mesmo fora de casa! - A alimentação saudável nas férias colabora para a manutenção dos bons hábitos das crianças, além de manter em dia sua saúde. Sobretudo nas férias, vale ser criativo: frutas cortadas em formatos diferentes, lanches com cara de bichinhos etc. - Aproveite as férias para colocar em dia a visita ao Odontopediatra!

#alimentação #férias

40 visualizações0 comentário