Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

A ASMA E A SAÚDE BUCAL

Atualizado: Fev 4


Aqui em nosso blog, já mostramos como certos problemas, que parecem não ter relação nenhuma com a saúde bucal, podem afetá-la. O fato é que a saúde, de uma forma geral, é quase sempre integrada. Dificilmente um problema se mantém isolado. Nosso corpo é como uma máquina movida a engrenagens, quando uma está com problema, é provável que outras irão sofrer um efeito cascata. Algumas vezes o problema é uma causa direta, outras indiretas, como é o caso da asma.

Crianças asmáticas são mais propensas a desenvolver problemas bucais como cáries, gengivites.

Isto ocorre porque doenças como a asma, e outras doenças respiratórias crônicas, fazem com que a criança desenvolva uma maior tendência a respirar pela boca, o que as leva a ingerir mais líquidos. Este não seria um problema se não fosse pela disseminação de uma cultura que aceita o açúcar de forma tão natural.

O fato é que o líquido que essas crianças recebem para acabarem com a boca seca causada pela respiração errada, é, muitas vezes, adocicado, e este é o grande vilão da saúde bucal, seja em caso de asma ou não.

Ainda que não seja oferecido um produto industrializado, sucos naturais também contém uma grande quantidade de açúcar, o natural da fruta ou o que é adicionado. É comum vermos crianças, e até bebês, receberem bebidas adocicadas, como sucos e chás, criando costumes que, mais tarde, serão difíceis de serem corrigidos. O mesmo vale para a

alimentação. Os cuidados devem começar tão logo seja introduzido os primeiros alimentos. Sede se “mata” com água. Sucos podem ser oferecidos, mas de forma esporádica.

Refrigerantes não devem ser oferecidos. Os pais devem se esforçar para prolongar os bons hábitos o máximo possível.

Vale lembrar que uma respiração incorreta – pela boca – pode causar, além dos problemas citados, um mau desenvolvimento ósseo. Por isso, ao primeiro sinal que a criança ou o bebê apresentar uma respiração bucal, deve-se buscar ajuda profissional.

FICA A DICA

- Os cuidados com a alimentação (incluindo ingestão de bebidas) deve ser regrada, desde o início da vida da criança; - Não ofereça bebidas adocicadas. Água é sempre a melhor opção; - Consulte sempre um especialista; - Mantenha um ambiente saudável, livre de condições que favoreçam o surgimento de problemas respiratórios;

#asma #saúdebucal

39 visualizações0 comentário