Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

CUIDADO! SUA SAÚDE PODE ESTAR NO ALVO DE CONTEÚDOS MAL INTENCIONADOS.


Em tempos onde muitas opiniões são pautadas em fake news ou textos sem referência, todo cuidado torna-se pouco, ainda mais quando o que está em jogo é a saúde!

A internet é uma ferramenta indispensável para a disseminação do conhecimento, porém, seu fácil acesso permite que pessoas e empresas sem a devida orientação se aproveitem deste meio para tentar alcançar objetivos puramente comerciais.

Na área da saúde, a situação fica ainda pior. Todos os dias notícias falsas ou sem embasamento são rapidamente espalhadas, colocando em risco a saúde até mesmo de crianças. Especificamente na saúde bucal, inúmeros produtos ditos milagrosos aparecem quase que diariamente prometendo verdadeiros milagres: dentes branquinhos, um sorriso perfeito e por aí vai.

Imaginem que o profissional da saúde estudou durante anos – e continua estudando durante toda a sua atuação – para garantir que os procedimentos sejam correta e eficazmente indicados e aplicados. Como poderia ser possível que, caseiramente, alguém reproduzisse e alcançasse os mesmos resultados do que aqueles feitos através de tratamentos adequados, em ambiente próprio e ferramentas desenvolvidas especialmente para a prática? A resposta é simples: não é possível.

Muitos produtos acabam entrando no mercado sem ter a devida autorização, sem que houvessem estudos e testes que comprovassem, além de sua eficácia, a segurança no uso e o conhecimento dos efeitos a longo prazo. Muitos males, que aparentemente não tem explicação para terem se desenvolvido naquele indivíduo, podem estar correlacionados com o uso indevido de certas substâncias, mesmo que o contato tenha ocorrido há muito tempo.

Não é tão difícil identificar estas propagandas disfarçadas de conteúdo informativo, basta atentar-se que, ao final, o texto o induzirá a conhecer algum produto específico.

Por isso, sempre que você ler algum texto que promete muito de forma fácil, desconfie! Não coloque em risco a sua saúde e a de sua família.

Procure sempre um profissional qualificado, somente ele poderá ajudar nas questões que envolvam a saúde, da melhor maneira possível.

#fakenews #referência #conteúdo

42 visualizações0 comentário