Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA CONSULTA: ASPECTOS PSICOLÓGICOS E ORIENTAÇÕES


Semana passada, postamos sobre a importância da primeira consulta, se você perdeu, pode CLICAR AQUI para ler!

Hoje, iremos abordar alguns aspectos ligados ao lado psicológico da consulta! Boa leitura!

Ah, caso você tenha alguma dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe!

ORIENTAÇÕES PRÉ-CONSULTA

É importante que os pais saibam que:

- O choro é uma forma normal de reação ante situações desconhecidas ou temidas. Evite dizer que a criança não deve chorar. Respeite o seu temor, o Odontopediatra é capacitado para conduzir a consulta de forma que a criança naturalmente perca o medo. - Não se assuste se a criança reagir com violência. Sempre haverá métodos indicados para resolver o problema Odontológico de forma segura e confortável à criança. - Deixe a criança expressar sua curiosidade em relação a tudo o que houver no consultório, isto trará confiança a ela. - A melhor situação no tratamento se alcança quando a criança está só no consultório. Isso conseguiremos gradativamente. Favoreça com sua atitude e confie na dentista. - Enquanto acompanhar a criança ao consultório, procure não interferir na comunicação entre ela e a dentista. A criança se confunde quando falam várias pessoas e recebe indicações de vários lados, podendo não atender a nenhum. - Evite que várias pessoas acompanhem a criança. - Não falte às consultas, só através de um controle sistemático poderemos garantir o êxito do tratamento e manter a saúde bucal da criança em dia. - Quanto antes a criança frequentar o consultório dentário, mais familiar aquele ambiente será para ela, o que fará com que ela não desenvolva medos associados ao tratamento odontológico, até mesmo porque tratamentos preventivos não são incômodos! Vale ressaltar que o Odontopediatra é o dentista especializado em bebês e crianças. Ele estudou as particularidades de toda a estrutura bucal deste público e todas as questões que envolvem seu tratamento, portanto, seu conhecimento é direcionado. Para decidir sobre o melhor profissional para o bebê, os pais podem observar os seguintes aspectos: - Há quanto tempo ele atua; - O que seus pacientes têm a dizer; - Como é seu consultório: respeita todas as normas de biossegurança? Possui um ambiente propício para receber as crianças e suas famílias confortavelmente? Uma boa maneira de saber se o profissional é confiável é procurando informações sobre seu trabalho, a reputação que ele tem pode ajudar em sua decisão!

QUANTO ANTES, MELHOR

Os cuidados com a saúde do bebê, não só bucal, mas como um todo, vão assegurar, em condições normais, um futuro com o mínimo de complicações possíveis, ou seja, os primeiros cuidados refletem por uma vida inteira. Além de tudo, eles servirão de base para o autocuidado, quando a criança deixa de ter a dependência dos responsáveis e passa a ter autonomia sobre os próprios cuidados, e o que lhe foi ensinado é o que ele colocará em prática. E mais, quanto mais cedo a criança for acostumada a frequentar o ambiente do consultório, mais fácil será seu tratamento, tanto preventivo quanto em uma possível intervenção.

FICA A DICA

- Tem dentinho? É hora de levar ao Odontopediatra- Cuidados preventivos são muito mais baratos! Invista na saúde e não em problemas!- Siga as orientações do profissional à risca!

#orientaçõesprimeiraconsulta

25 visualizações0 comentário