Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

A PERDA DOS DENTES E A REAÇÃO DAS CRIANÇAS


Perder um dente é um marco na vida da criança, algo que realmente envolve diversos sentimentos, entre orgulho e até alívio, ao contrário do que muitos pais imaginam. Entre os adultos, existe o receio que o filho sinta algum constrangimento, sinta-se diferente e não queira compartilhar isto com as pessoas que o cercam, mas a verdade é bem diferente. A grande parte das crianças têm reações positivas em relação a perda dos dentes.

Para garantir que seja uma fase realmente feliz e tranquila para a criança, é importante que os pais passem este mesmo sentimento à criança, desde o momento que o dente amolece. Dialogar com a criança de maneira divertida, fazendo-a entender que ela está crescendo, que logo irá conquistar coisas novas, é uma boa maneira de lidar com este momento.

Além disso, a famosa Fada do Dente pode e deve entrar em ação! Trabalhar o lúdico é sempre positivo, é sempre benéfico para a criança. Ela ficará empolgada em entregar o dentinho à fada e ainda ganhar uma moedinha, o que, aliás, já é um bom começo para ensinar a criança sobre o uso consciente do dinheiro, sobre poupar etc.

Toda a família pode estar envolvida neste processo, a criança se sente amada quando recebe bastante atenção e carinho, o que colabora para o seu bom desenvolvimento. E é claro, toda a felicidade da criança só será completa se sua saúde bucal estiver em dia. Por isso, é indispensável que os pais expliquem que, a partir daquele momento, a higiene bucal é ainda mais importante, já que os dentes que logo virão serão companheiros para a vida inteira!

E para terminar, nunca é demais lembrar que consultar regularmente o Odontopediatra irá garantir que nenhum problema impeça o melhor desenvolvimento de todos os aspectos ligados à saúde bucal.

#perdadedentes #fadadodente

31 visualizações0 comentário