Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

GARANTINDO O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DOS BEBÊS

Atualizado: Fev 4


Mais do que nunca, a prevenção é o foco quando falamos da saúde do bebê. A partir dos cuidados precoces, os bebês podem se beneficiar das diversas técnicas e tecnologias utilizadas por diferentes especialidades, entre elas a osteopatia e a odontologia.

Tratamentos corretivos e orientações de prevenção desde os primeiros momentos de vida aumentam a qualidade de vida da criança e se refletirão até a fase adulta.

Entre os problemas mais identificados nos bebês pela osteopatia e odontopediatria está o tratamento de refluxo gastroesofágico, torcicolo congênito, otites, dificuldades de sucção, assimetrias cranianas, alterações no sono etc. Dependendo do caso, esses profissionais poderão tratar ou encaminhar para o especialista necessário. A multidisciplinaridade na saúde é uma tendência cada vez mais forte.

Desde o nascimento, os bebês estão expostos a questões que podem causar assimetrias e outros males, que, por sua vez, podem desencadear outros problemas. Na própria gestação e no parto, podem ocorrer achatamentos, deslizamentos e deformações. Essas características, geralmente, voltam ao normal depois do nascimento, com os movimentos que os bebês naturalmente irão realizar, como a respiração e a sucção.

Porém, alguns casos não seguem essa linha de desenvolvimento natural, quando podem acontecer complicações e outros desequilíbrios.

SINTOMAS QUE PEDEM ATENÇÃO

Logo após o nascimento, o bebê deve ser observado, tanto pelos pais quanto pelos profissionais envolvidos nos cuidados dele. Alguns sintomas podem indicar que uma avaliação mais ampla deve ser realizada, entre eles:

  • Dificuldade de sucção na amamentação;

  • Irritabilidade em excesso;

  • Sono perturbado e/ou insônia;

  • Refluxo constante;

  • Flatulência excessiva.

Os profissionais irão avaliar a respiração do bebê, seus reflexos e movimentos, podendo identificar disfunções no desenvolvimento, como plagiocefalias (já tratamos deste tema aqui no blog, para ler CLIQUE AQUI), desvios de linha média e alterações na coluna cervical, questões que podem afetar todo o desenvolvimento da criança, inclusive de sua saúde bucal.

DESDE A GESTAÇÃO

A prevenção pode e deve ser aplicada ainda na gestação, já que a saúde da mãe influencia como um todo na saúde do bebê.

#osteopatia #desenvolvimentodobebe #desenvolvimento

20 visualizações0 comentário