Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO: DICAS PARA AJUDAR A FAMÍLIA A MANTER HÁBITOS SAUDÁVEIS

Atualizado: Fev 4


Sabemos que estabelecer e manter uma rotina adequada de alimentação para crianças pode representar um desafio, são inúmeras questões que podem estar envolvidas nesse processo. Talvez o primeiro desafio comece com a rotina da família, que pode não ser tão saudável, o que, inevitavelmente, influenciará negativamente os hábitos da criança.

Portanto, o primeiro passo é estabelecer hábitos saudáveis, ainda mesmo antes do bebê nascer. Muitos pais relatam que ter um filho foi o impulso que faltava para que melhorassem os hábitos alimentares.

A rotina conturbada é outro fator que, muitas vezes, colabora para os maus hábitos alimentares, embora não seja determinante.

Além disso, questões sociais, alimentação nem sempre ideal oferecida pelas escolas, falta de espaços apropriados para amamentação também dificultam estabelecer uma rotina saudável.

A seguir, daremos algumas dicas que podem ajudar as famílias mudarem ou manterem hábitos alimentares salutares.

MÃES QUE AINDA AMAMENTAM

Mães devem fazer valer seus direitos de amamentação, assim como toda a rede de apoio, como pai, tios, avós. É direito da mãe fazer um intervalo durante o período do trabalho, para amamentar.

Além disso, a família deve se organizar para a volta da mãe ao trabalho, após o período de licença. Deixar um estoque de leite congelado é uma ótima opção. A família deve estar empenhada em transportar o leite até a mãe sempre que necessário ou mesmo oferecer o leite, na ausência da mãe, ao bebê, lembrando que a maneira correta de oferecer o leite ao bebê é no copinho e não na mamadeira! Além disso, é preciso seguir os procedimentos corretos para o armazenamento do leite.

É possível acessar o conteúdo no guia que disponibilizamos AQUI no site.

INTRODUÇÃO ALIMENTAR

O momento da refeição deve ser um momento tranquilo, de preferência compartilhado com os outros familiares. Os alimentos saudáveis, as formas corretas de preparo (como papinhas amassadas e não batidas) são amplamente divulgados e facilmente encontrados. Caso tenha alguma dúvida em como preparar a comida do bebê ou o que oferecer, pesquise fontes de informações confiáveis, de profissionais com credibilidade. Uma boa pesquisa responde a muitas questões.

Em relação à escola, é fundamental que a família conheça as práticas que são estabelecidas na creche. Toda creche ou escola precisa respeitar os hábitos da criança. Uma forma de sugerir mudanças na escola é apresentando ESTE GUIA do Ministério da Saúde e propondo rodas de conversa entre mães e os profissionais envolvidos. A comunidade deve se comprometer com a escola, tanto no âmbito público quanto privado.

ROTINA

A base para estabelecer hábitos saudáveis é a rotina! Crianças precisam de rotina e precisam ter contato com vários alimentos (saudáveis, claro), elas devem poder pegar os alimentos com as mãos, sentir o cheiro, a textura, a cor.

É preciso manter a paciência em casos de recusa, em caso que a criança apresente irritação. É preciso tentar esclarecer os motivos da criança, se alguma coisa a está incomodando. É preciso respeitar o apetite da criança, acima de tudo. Para crianças até 1 ano, o leite materno é o alimento principal, portanto, ainda que ela coma pouco, pode estar muito bem nutrida. Não se deve obrigar uma criança a comer, pode ser que algo não a agrade e isso é normal. Mudar a forma de preparo e apresentação dos alimentos é uma alternativa que pode funcionar. Via de regra, os alimentos devem ser os mais naturais possíveis, evitando qualquer produto processado.

CRIANÇAS DOENTES

Crianças doentes geralmente não aceitam bem as refeições. Paciência, carinho e Leite materno são as melhores opções. Aos poucos, os alimentos devem ser oferecidos, nos momentos em que a criança se apresentar mais disposta.

CUIDADO COM AS PROPAGANDAS

Por fim, a família deve ficar muito atenta a propagandas que apresentam produtos supostamente saudáveis, mas que não são nada nutritivos. Busque grupos de mães e pais engajados na causa da alimentação e fortaleça seus conhecimentos!

ALIMENTAÇÃO É VIDA

Alimentação é a base para uma vida melhor! Criança que aprende a se alimentar bem, levará este hábito para o resto da vida!

#introduçãoalimentar #alimentacao #habitossaudaveis

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo