Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

Criança com sensibilidade nos dentes: o que fazer?


Não é usual a criança apresentar sensibilidade nos dentes. Na maior parte das vezes, quando essa condição aparece, está relacionada à alimentação ou mesmo à presença de refluxo.

O consumo frequente de bebidas ácidas por crianças, como refrigerantes e suco de cítricos, principalmente os industrializados, são os principais causadores da sensibilidade dental, pois causam um processo de erosão do esmalte dos dentes. Este problema costuma se agravar conforme a criança cresce, já que elas passam a consumir também bebidas isotônicas e energéticas.


A perda do esmalte do dente por meio de um processo químico de ataque ácido, sem o envolvimento de bactérias, é conhecida como erosão. Pode ocorrer tanto em dentes de leite quanto nos permanentes. Esse desgaste pode fazer com que a dentina (tecido abaixo do esmalte) fique exposta, causando a sensibilidade dentária. As crianças podem relatar dor durante o consumo de alimentos quentes, frios ou doces.


Controlar a alimentação da criança é a melhor maneira de manter a integridade dos dentes. Crianças que fazem acompanhamento frequente tem chances maiores de tratar o problema logo no começo, nesses casos o odontopediatra pode optar por selar as áreas que começaram a ficar comprometidas ou mesmo indicar o selante sem que haja nenhum indício de ataque ácido, como tratamento preventivo. Quando o problema já se tornou maior, são indicadas as restaurações ou ainda outros tratamentos, dependendo de cada caso.


Nas crianças que apresentam refluxo, o odontopediatra irá encaminhar o pacientes ao gastroenterologista. Há ainda a possibilidade de doenças psicológicas, como anorexia ou bulimia, neste caso as crianças são enviadas para os profissionais da área. Tendo em vista os principais motivos e possibilidade de agravamento, é indispensável que os pais façam o acompanhamento periódico da saúde dental dos filhos.


FICA A DICA


• Estabeleça limites para o consumo de bebidas ácidas.

• Ensine às crianças para que não agitem a bebida dentro da boca, esta ação pode causar um maior atrito e abrasão nos dentes, piorando o quadro.

• Crianças devem utilizar apenas escova de dentes macia.

• Crianças não devem utilizar creme dental clareador, eles são mais abrasivos.

• Enxague a boca da criança com água depois de tomar uma bebida ácida.

• Escove os dentes das crianças após as principais refeições.


#sensibilidade #sensibilidadenosdentes #dentesensivel

7 visualizações0 comentário