Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

MEU BEBÊ TEM 6 MESES. QUANDO DEVO LEVÁ-LO AO DENTISTA?

Aqui no consultório, temos as seguintes convicções:


“Para prevenir é necessário conhecimento, é necessário antecipar-se, quem sabe previne, quem sabe menos trata e cura, quem sabe menos corta e tira.” (E. Lloyd , DuBrul 1991)
“Erramos menos quando diagnosticamos um pouco a mais do que quando nos omitimos.” (Valentim Gentil Filho, 2007)

Sendo assim, a resposta IDEAL é: quanto antes, melhor! As orientações começam desde a gestação, com a saúde bucal da mãe e avaliação do bebê na cavidade uterina.


Porém, quando não possível essa antecipação, o momento crucial é quando surge o primeiro dentinho do bebê.


A importância de levar o bebê à consulta antes mesmo do primeiro dentinho se dá pelo fato de que o profissional capacitado irá fazer uma avaliação geral da criança, que vai desde a postura até a parte cognitiva. Ou seja, identificar problemas de má oclusão precocemente, trabalhando para prevenir possíveis problemas, inclusive encaminhar a criança para outros especialistas quando identificar determinadas alterações. Assim, quando o bebê apresentar os primeiros dentinhos, será feito todo um acompanhamento periódico que garantirá a perfeita saúde do bebê.


Portanto, é importante que o profissional seja experiente e tenha relacionamento com equipe capacitada, formada por diversos outros profissionais, que estejam alinhados com todas as questões avaliadas.


É importante ter em mente que os cuidados com a saúde do bebê, não só bucal, mas como um todo, vão assegurar, em condições normais, um futuro com o mínimo de complicações possíveis, ou seja, os primeiros cuidados refletem por uma vida inteira.


Além de tudo, eles servirão de base para o autocuidado, quando a criança deixa de ter a dependência dos responsáveis e passa a ter autonomia sobre os próprios cuidados, e o que lhe foi ensinado é o que ele colocará em prática. E mais, quanto mais cedo a criança for acostumada a frequentar o ambiente do consultório, mais fácil será seu tratamento, tanto preventivo quanto em uma possível intervenção.


E por último, mas não menos importante, é a questão financeira! Um tratamento preventivo custa muito menos! Ou seja, garante a saúde bucal da criança e a saúde financeira dos pais!



#primeiraconsulta #6meses #primeirosdentinhos #primeirodentinho #aprimeiraconsultadobebe #quandolevarobebeaodentista


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo