Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

O LÚDICO NA ODONTOPEDIATRIA: O DIFERENCIAL NO ATENDIMENTO A BEBÊS E CRIANÇAS

Atualizado: Fev 4


Empregar atividades e atitudes lúdicas no atendimento odontológico é uma estratégia fundamental, capaz de estabelecer uma relação de confiança e amizade, desde o início do atendimento, possibilitando que a criança conheça e faça parte de todo o processo por meio de comunicação não verbal, diálogos apropriados e brincadeiras, tudo adequado à idade da criança.



Ou seja, a odontopediatria tem por princípio o uso primeiro do lúdico, em todas as suas manifestações, no intuito de estreitar a relação entre paciente e profissional.

Dentre as formas lúdicas do atendimento odontológico estão o falar-mostrar-fazer, na qual o profissional expõe cada passo a ser dado, fazendo com que a criança sinta segurança e fique interessada em tudo o que está acontecendo e a técnica da recompensa, que oferece mimos à criança, criando uma memória de lembrança agradável da consulta e consequente melhora do comportamento e redução da ansiedade infantil.

As atividades lúdicas envolvem o uso de roupas divertidas, personagens, filmes, música entre outros brinquedos e objetos que devem ser manuseados livremente pela criança. Além disso, é permitido que a criança explore o ambiente do consultório, de forma segura, a fim de que sua ansiedade pelo desconhecido seja amenizada. Inclusive, a primeira consulta da criança em nosso consultório, em situações normais, se resume a essa exploração do ambiente e orientações aos pais. Deve-se evitar iniciar o tratamento logo na primeira consulta, minimizando assim as possibilidades de traumatizar a criança.

Pelas questões inerentes à criança, tanto das características físicas quanto psicológicas, o atendimento odontológico, assim como em qualquer especialidade médica, deve ser realizado pelo profissional capacitado a atuar com esse público e suas peculiaridades.


#ludico #odontopediatria

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo