Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

Prevenção: quando e por que levar o bebê à consulta odontopediátrica



Por sua Especialização, o Odontopediatra é capaz de identificar problemas de má oclusão precocemente, por isso, assim que surgir o primeiro dentinho o bebê já deve passar pela primeira consulta. E caso o bebê, mesmo sem dentinho, tenha contato com chupeta ou mamadeira, então é importante avaliar a criança mesmo antes da primeira erupção.

O profissional poderá trabalhar para prevenir possíveis problemas, inclusive encaminhar a criança para outros especialistas quando identificar determinadas alterações. Portanto, é importante que o profissional seja experiente e tenha relacionamento com equipe capacitada, formada por diversos outros profissionais, que estejam alinhados com todas as questões avaliadas.


Os primeiros 1000 dias da criança são essenciais para o futuro de sua saúde, inclusive bucal. A posição da língua, da mamada, da postura, de como o bebê dorme, tudo é avaliado e orientado aos pais.


As primeiras consultas são ricas em orientações para os cuidados da saúde bucal da criança e da gestante, visando promover mudanças de hábitos, avaliando e orientando a correta respiração, mastigação, deglutição, fala e postura.. O profissional irá fazer uma avaliação geral da criança. Na verdade, as orientações começam desde a gestação, com a saúde bucal da mãe e avaliação do bebê na cavidade uterina.


Alguns motivos para compreender a importância das orientações:


- O osso cresce ou sofre crescimento, de acordo com os estímulos que recebe.

- Um pouco de chupeta é tão intenso quanto um pouco do exercício prancha, não se deve subestimar sua capacidade de causar alterações. No caso da chupeta e mamadeira, são alterações prejudiciais.

- O trabalho multidisciplinar é o melhor caminho para garantir a saúde global da criança.

- As orientações de tratamento e prevenção são para toda a família! Avós, babás, todos devem estar cientes do que é necessário para o bom desenvolvimento da criança.


#primeiraconsulta #prevencao #prevenção

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo