Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES NO CONSULTÓRIO ODONTOPEDIÁTRICO

Atualizado: Fev 4




QUANDO DEVE SER A PRIMEIRA CONSULTA DA CRIANÇA?

Bebês nascidos a termo devem ser acompanhados pelo odontopediatra desde o nascimento do primeiro dentinho, embora, antes disso, a gestante deve frequentar o consultório a fim de cuidar de sua própria saúde bucal, que irá refletir sobre a saúde do bebê, e para receber as orientações sobre os primeiros cuidados.


BEBÊS PREMATUROS PODEM APRESENTAR PROBLEMAS NA DENTIÇÃO?

Sim. Os problemas mais comuns estão erupção tardia dos dentes, defeitos no desenvolvimento do esmalte, descoloração dos dentes, sulco palatal e maior possibilidade de uso de aparelhos ortodônticos. É preciso acompanhar o prematuro desde o seu nascimento.


COMO AJUDAR O BEBÊ NO DESCONFORTO DA ERUPÇÃO DENTAL?

Oferecer alimentos frios ou gelados, de consistência mais dura, e mordedores que não apresentem riscos para os bebês. Outra opção é massagear o local com o dedo ou com uma dedeira, de forma muito sutil e higienizada.


QUAL A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE ORAL?

O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento de toda a estrutura da face e das funções desenvolvidas pelo sistema estomatognático: respiração, sucção, deglutição, mastigação, fala e manutenção da postura corporal.


QUANDO INICIAR A ESCOVAÇÃO E QUAL O CREME DENTAL INDICADO?

A partir do aparecimento do primeiro dente no bebê, deve-se realizar a limpeza dos dentes pelo menos duas vezes ao dia, com escovas específicas para cada idade.

O creme dental deve ter concentração de flúor entre 1.100 e 1450 ppm, em quantidade equivalente a um grão de arroz cru. Os pais devem ser orientados por um odontopediatra e a escovação acompanhada por um adulto até a criança ter em torno de 10 anos.


O QUE PODE INFLUENCIAR NO APARECIMENTO DA CÁRIE?

- Higiene bucal precária (falta de escovação e não uso do fio dental);

- Uso de pasta de dente não fluoretada;

- Aleitamento noturno sem higiene após a erupção dos dentes de leite;

- Consumo de açúcares em níveis elevados;

- Determinados defeitos congênitos.


QUAL A MELHOR IDADE PARA INICIAR O TRATAMENTO ORTOPÉDICO E/OU ORTODÔNTICO?

Assim que identificada qualquer alteração no desenvolvimento dos dentes ou da mordida, o profissional deve agir, por meio de intervenções simples e rápidas, que poderão minimizar problemas futuros. O tratamento pode ser iniciado ainda na dentição decídua (de leite).


O QUE SE DEVE FAZER FRENTE A PERDA DE UM DENTE PERMANENTE?

Algumas atitudes podem ajudar no sucesso do reimplante do dente permanente.

- Segure o dente pela parte da coroa (parte de cima do dente) e lave em água corrente sem esfregar a raiz.

- Recoloque o dente no mesmo local que ele ocupava na arcada dentária, mantendo-o sobre pressão. Se não for possível, coloque o dente num pote com água ou soro fisiológico.

- Procure imediatamente um odontopediatra para que seja feita a contenção e os acompanhamentos devidos.


A CRIANÇA TAMBÉM PODE DESENVOLVER GENGIVITE?

Sim, pois é uma doença relacionada à má higiene oral. A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal, que resulta no aumento de volume, vermelhidão e sangramento da gengiva. Se não tratada, leva a uma infecção que resulta na perda óssea ao redor dos dentes, a periodontite.


#perguntasfrequentes #respostas #frequentes

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo