Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

23 de mar de 20182 min

PREJUÍZOS DA RESPIRAÇÃO BUCAL


 
Considerando que estamos entrando no Outono e que logo mais as temperaturas ficarão mais amenas, a preocupação com a respiração bucal precisa ser ainda mais considerada. Por isso, retomamos este assunto, que merece atenção permanente.


 
Respirar pela boca pode trazer malefícios à saúde, tanto oral quanto para saúde como um todo. Em crianças, pode causar até mesmo alterações no padrão de desenvolvimento.
 

 
Quando respiramos corretamente, ou seja, pelo nariz, o ar penetra nos pulmões filtrado e aquecido à temperatura do corpo antes de chegar aos pulmões. Por isso, esse tipo de respiração é mais eficiente e saudável, principalmente em climas frios.


 
É importante entender que a respiração bucal acontece devido a uma dificuldade em se respirar corretamente pelo nariz. Portanto, é preciso investigar a raiz do problema.


 
PRINCIPAIS CAUSAS


 
As causas mais prováveis são:
 

 
- Desvio de septo
 

 
- Adenoide aumentada
 

 
- Alergias
 

 
- Más-formações

Além disso, alguns hábitos prejudiciais podem se tornar responsáveis por causar a respiração inadequada, como:


 
- Uso de chupeta
 

 
- Uso de mamadeira

Vale ressaltar que o uso de chupetas e mamadeiras podem causar outros diversos prejuízos à saúde da criança. Então, ainda que a criança tenha uma respiração adequada, é preciso fazer o possível para que a criança fique livre destes vícios.


 
De qualquer forma, caso os pais percebam que a criança está respirando pela boca, é preciso que um profissional qualificado faça uma avaliação o mais rápido possível, pois quanto antes o problema for identificado, menos sequelas terá chance de deixar.

CONSEQUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO BUCAL


 
Entre os problemas que podem surgir, estão:


 
- Mordida aberta
 

 
- Mordida cruzada
 

 
- Apinhamento dentário (dentes tortos)
 

 
- Deficiência de crescimento da mandíbula
 

 
- Alteração do crescimento da maxila, entre outros

Além disso, há ainda a possibilidade de se desenvolver a Síndrome da Respiração Bucal, causando problemas de sono, aumento do risco de infecções respiratórias, entre outras consequências.

Por todos esses motivos o acompanhamento das crianças com profissionais especializados é de extrema importância. Muitas vezes é preciso realizar um tratamento multidisciplinar, entre Otorrinolaringologista, Ortodontista, Fonoaudiólogo, Ortopedista, Fisioterapeuta, entre outros.

FICA A DICA


 
- A amamentação ajuda em todos os aspectos do desenvolvimento da criança, inclusive da respiração.
 

 
- Há meios de ajudar a criança a se livrar do vício da chupeta e mamadeira, procure orientação o quanto antes.
 

 
- A postura interfere na respiração, portanto, é preciso atenção a esta questão.

#respiraçãobucal #saúde #bebês #cuidados

    1540
    0