top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

PREJUÍZOS DA RESPIRAÇÃO BUCAL


Considerando que estamos entrando no Outono e que logo mais as temperaturas ficarão mais amenas, a preocupação com a respiração bucal precisa ser ainda mais considerada. Por isso, retomamos este assunto, que merece atenção permanente.

Respirar pela boca pode trazer malefícios à saúde, tanto oral quanto para saúde como um todo. Em crianças, pode causar até mesmo alterações no padrão de desenvolvimento. Quando respiramos corretamente, ou seja, pelo nariz, o ar penetra nos pulmões filtrado e aquecido à temperatura do corpo antes de chegar aos pulmões. Por isso, esse tipo de respiração é mais eficiente e saudável, principalmente em climas frios.

É importante entender que a respiração bucal acontece devido a uma dificuldade em se respirar corretamente pelo nariz. Portanto, é preciso investigar a raiz do problema.

PRINCIPAIS CAUSAS

As causas mais prováveis são: - Desvio de septo - Adenoide aumentada - Alergias - Más-formações

Além disso, alguns hábitos prejudiciais podem se tornar responsáveis por causar a respiração inadequada, como:

- Uso de chupeta - Uso de mamadeira

Vale ressaltar que o uso de chupetas e mamadeiras podem causar outros diversos prejuízos à saúde da criança. Então, ainda que a criança tenha uma respiração adequada, é preciso fazer o possível para que a criança fique livre destes vícios.

De qualquer forma, caso os pais percebam que a criança está respirando pela boca, é preciso que um profissional qualificado faça uma avaliação o mais rápido possível, pois quanto antes o problema for identificado, menos sequelas terá chance de deixar.

CONSEQUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO BUCAL

Entre os problemas que podem surgir, estão:

- Mordida aberta - Mordida cruzada - Apinhamento dentário (dentes tortos) - Deficiência de crescimento da mandíbula - Alteração do crescimento da maxila, entre outros

Além disso, há ainda a possibilidade de se desenvolver a Síndrome da Respiração Bucal, causando problemas de sono, aumento do risco de infecções respiratórias, entre outras consequências.

Por todos esses motivos o acompanhamento das crianças com profissionais especializados é de extrema importância. Muitas vezes é preciso realizar um tratamento multidisciplinar, entre Otorrinolaringologista, Ortodontista, Fonoaudiólogo, Ortopedista, Fisioterapeuta, entre outros.

FICA A DICA

- A amamentação ajuda em todos os aspectos do desenvolvimento da criança, inclusive da respiração. - Há meios de ajudar a criança a se livrar do vício da chupeta e mamadeira, procure orientação o quanto antes. - A postura interfere na respiração, portanto, é preciso atenção a esta questão.

154 visualizações0 comentário
bottom of page