top of page
Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

Com ou sem flúor? Qual a melhor opção de pasta para os dentes dos pequenos?

Atualizado: 22 de set. de 2021


Muitos pais ainda têm dúvidas quanto ao uso da pasta de dente com flúor em crianças pequenas. Já há algum tempo existe um consenso entre as mais importantes sociedades de saúde (odontopediatria e pediatria) sobre os benefícios da pasta de dente com flúor, desde o início da escovação.

Anteriormente, havia receio que ao engolir o creme dental, os dentes do bebê pudessem sofrer com a fluorese (manchas brancas nos dentes permanentes) e a preocupação aumentava pelo fato da água de nossas torneiras já conter flúor. Porém, a correta utilização da pasta de dente, sob supervisão dos pais, é suficiente para garantir que não haverá excesso e consequente prejuízo para a criança.

É preciso que os pais fiquem atentos na hora de escolher a pasta de dente, ela deve conter a quantidade recomendada de flúor (entre 1100 e 1450 ppm – partes por milhão). Pastas com menos flúor não garantem proteção contra as cáries.

A quantidade de pasta usada em cada escovação deve ser seguida de acordo com a orientação profissional. A princípio, a recomendação é usar o equivalente a um grão de arroz cru, em crianças menores de 2 anos. Depois disso, a quantidade deve ser gradativamente aumentada, sob orientação do odontopediatra.

A número de vezes que são realizadas a escovações também influenciam diretamente na saúde dos dentes.

É fundamental que os pais procurem um bom profissional assim que o primeiro dente do bebê nascer. Somente o profissional qualificado poderá dar as devidas orientações, de acordo com a rotina alimentar de cada criança e suas características individuais.

Seguindo todas as recomendações, ainda que a criança engula parte do creme dental, não haverá prejuízos futuros para a dentição da criança.

74 visualizações0 comentário
bottom of page