top of page

traumatismo

dental

É comum crianças sofrerem quedas e os dentes de leite ser atingidos. As maiores complicações devido a traumas, tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e controle de possiveis complicações, realizada no consultório pelo profissional.

O que os pais precisam saber:

1º) Que o dente de leite tem raiz e que no seu interior existe um canal por onde passam nervos e vasos sanguíneos (polpa). Também que o dente permanente está sendo formado muito próximo desta raiz, desde quando a criança nasce. Assim, existe o risco do dente permanente ser atingido pela raiz do dente de leite, em um trauma.

2º) Que todo dente que sofre traumatismo tem que ter acompanhamento clínico e radiográfico no consultório pelo período de no mínimo 1 ano e 6 meses para os dentes de leite e de 5 anos para os dentes permanentes, pois podem acontecer complicações decorrentes do trauma.

3º) Que nem sempre o dente afetado por trauma apresenta alteração da cor. No entanto, isto pode ocorrer e caberá ao profissional avaliar se haverá indicação de algum tratamento ou apenas de controle periódico clínico e radiográfico.

4º) Que '' pequenos '' traumas nos dentes de leite podem causar a morte da polpa e que se o tratamento de canal não for realizado a tempo, o dente de leite poderá ser perdido ou problemas nos dentes permanentes poderão ocorrer.

 

O que fazer no caso de trauma dental:

1º) Procure entrar em contato com a Dentista imediatamente, em qualquer horário.

2º) Nos casos em que acontece leve sangramento e/ou aumento da mobilidade, pode ter ocorrido uma fratura de raiz, e o atendimento deve ser o mais rápido possível.

3º) Quando o dente sai parcialmente da posição, quanto mais rápido forem reposicionados maiores são as chances de ser recuperado.

4º) Quando o dente permanente sai totalmente, quanto mais rápido for reimplantado, maiores serão as chances de sucesso. Coloque o dente num recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou água, e procure imediatamente o Profissional.
Se isso acontecer com o dente de leite, o reimplante não está recomendado, mas é muito importante que o profissional examine a criança o mais rápido possível.

5º) No caso de fratura de uma parte do dente e esta parte for encontrada, coloque-a na água filtrada e procure a Dentista imediatamente, pois dependendo do tamanho do fragmento, é possível fazer sua colagem no dente, recuperando-o esteticamente.

6º) Nos casos de fratura da coroa envolvendo a polpa dental (canal) a Dentista deve ser procurada imediatamente, porque além da reconstrução do dente poderá ser necessário o tratamento endodôntico parcial ou total (tratamento de canal).

7º) No caso de fratura da coroa do dente decíduo (dente de leite), o controle clínico e radiográfico será programado de acordo com a necessidade e gravidade do trauma dental. A restauração será realizada com o objetivo principal de proteger a dentina.

 

 

ORIENTAÇÕES DE CONTROLE DE TRAUMATISMO

 

1- O controle clínico e radiográfico nesse 1º ano após o traumatismo deve ser realizado de acordo com as orientações.

2- O dente de leite tem raiz e poderão acontecer problemas na polpa da raiz do dente (canal).

3- A coroa do dente poderá escurecer e clarear sozinho, escurecer bastante ou ficar com um tom amarelado.

4- No caso de alteração de cor, mobilidade ou aparecimento de fístula na gengiva, próximo a região da raiz do dente, os responsáveis deverão avisar a dentista.

5- Não morder alimentos com os dentes anteriores por 30 dias, não morder picolé.

 

Nessa faixa etária os traumatismos dentários são muito prevalentes, um cuidado importante é não deixar a criança sozinha.

bottom of page