• Equipe Odontologia Eliane Garcia

Cistos de erupção

Atualizado: 4 de Ago de 2020

Muitos pais se assustam ao notar uma espécie de “bolha” roxa azulada na gengiva de seus filhos. Embora não aconteçam com tanta frequência, fazem parte de um desenvolvimento normal: são os cistos de erupção.

Caracterizam-se pelo acúmulo de sangue/fluido entre o dente e a gengiva, quando o dente já percorreu o caminho através do osso e se encontra na superfície da gengiva, pronto para nascer. Apesar de sua aparência nada convidativa, a maioria dos cistos de erupção são indolores.

A teoria mais aceita é que os cistos ocorrem por pequenos traumas (como o simples ato de morder) poucas semanas antes do nascimento do dente. Outra razão seria o fato de existirem gengivas mais espessas, o que poderia dificultar a erupção, causando o cisto.

Qualquer criança está sujeita a desenvolver o cisto de erupção. Embora os cistos costumem desaparecer sozinhos e não precisarem de intervenções, os pais podem e devem levar a criança ao odontopediatra, a fim de realizar o acompanhamento do nascimento de toda dentição e tranquilizarem-se frente às causas consideradas normais. A profilaxia é a melhor maneira de garantir que seu filho tenha uma boa saúde bucal.

É importante frisar que existem outras causas para o aparecimento de inchaços gengivais, que podem representar problemas reais e devem ser investigados pelo profissional qualificado, o odontopediatra.

#cistodeerupção #cuidados #dentição #hematomadeerupcao #hematoma #roxonagengiva

6,027 visualizações0 comentário