top of page
Buscar
  • Equipe Odontologia Eliane Garcia

Cistos de erupção

Atualizado: 4 de ago. de 2020


Muitos pais se assustam ao notar uma espécie de “bolha” roxa azulada na gengiva de seus filhos. Embora não aconteçam com tanta frequência, fazem parte de um desenvolvimento normal: são os cistos de erupção.

Caracterizam-se pelo acúmulo de sangue/fluido entre o dente e a gengiva, quando o dente já percorreu o caminho através do osso e se encontra na superfície da gengiva, pronto para nascer. Apesar de sua aparência nada convidativa, a maioria dos cistos de erupção são indolores.

A teoria mais aceita é que os cistos ocorrem por pequenos traumas (como o simples ato de morder) poucas semanas antes do nascimento do dente. Outra razão seria o fato de existirem gengivas mais espessas, o que poderia dificultar a erupção, causando o cisto.

Qualquer criança está sujeita a desenvolver o cisto de erupção. Embora os cistos costumem desaparecer sozinhos e não precisarem de intervenções, os pais podem e devem levar a criança ao odontopediatra, a fim de realizar o acompanhamento do nascimento de toda dentição e tranquilizarem-se frente às causas consideradas normais. A profilaxia é a melhor maneira de garantir que seu filho tenha uma boa saúde bucal.

É importante frisar que existem outras causas para o aparecimento de inchaços gengivais, que podem representar problemas reais e devem ser investigados pelo profissional qualificado, o odontopediatra.

8.805 visualizações0 comentário
bottom of page