top of page
Buscar
  • Equipe Odontologia Eliane Garcia

Dentes escuros: quando e por que isso ocorre?


Em média, 20% das crianças com menos de 7 anos sofrem acidentes que provocam

algum tipo de ferimento em seus dentes da frente.

Quando o dente sofre uma lesão, existe a possibilidade de sua cor ser alterada, podendo tornar-se escuro. Isto ocorre quando os vasos sanguíneos vazam e subprodutos do sangue, como o ferro, seguem o caminho para pequenos túbulos no interior da dentina - a camada que fica abaixo do esmalte do dente - fazendo com que o dente pareça cinza, marrom ou mesmo preto. Esta mudança de cor pode ocorrer até 2 ou 3 semanas após o trauma, mantendo-se assim por um período indeterminado.

Dependendo da extensão do acidente, a situação pode ser reversível e a polpa do dente - camada abaixo da dentina - manterá sua vitalidade e nenhum outro problema mais grave ocorrerá.

Alguns sintomas indicam que a situação pode ser complicada, como inchaços ou infecções. Somente o profissional qualificado poderá fazer a avaliação, através de exames específicos, e proceder com o tratamento.

Em alguns casos, os dentes podem adquirir coloração rosa, vermelha e até mesmo amarela. Em todos os casos, é necessário fazer o acompanhamento com o odontopediatra.

622 visualizações0 comentário
bottom of page