top of page
Buscar
  • Equipe Odontologia Dra. Eliane Garcia

Manchas escuras nos dentes. O que podem ser?

Atualizado: 22 de set de 2021


Algumas vezes, aparecem manchas escuras nos dentinhos dos pequenos. Embora não exista apenas uma causa para isso, muitas vezes trata-se de uma espécie de bactéria que possui uma pigmentação escura, causada pelo composto férrico, formado pela reação da bactéria com a saliva. Elas são conhecidas como “bactérias cromogênicas”.

Somente o profissional é capaz de detectar a real causa das manchas e proceder com o tratamento. Só é possível remover esta bactéria através da limpeza dos dentes feita em consultório.

Estas bactérias podem surgir ainda na infância. Apesar de precisarem ser removidas, já que causa prejuízo estético, essas bactérias competem por alimento com a bactéria causadora das cáries, sendo assim, pessoas que possuem as bactérias cromogênicas apresentam menor atividade da bactéria da cárie. O cenário ideal é a ausência de ambas as bactérias. Para isso, uma boa higiene bucal é fundamental, além do acompanhamento contínuo com o odontopediatra.

Fica a dica:

Ao observar manchas brancas, amareladas ou escuras nos dentes das crianças procure pelo especialista em crianças, um Odontopediatra.

1.131 visualizações0 comentário
bottom of page