Buscar
  • Equipe Odontologia Dra. Eliane Garcia

Prática de esportes: protegendo os dentes


Quase 80% de todas as lesões dentárias em crianças envolvem os dentes superiores, sendo que a maior parte delas é causada por quedas e práticas esportivas. A segunda maior causa são os acidentes de trânsito.

Tendo em vista este cenário, é prioritário que a criança use protetor bucal para participar de qualquer atividade com risco de quedas, colisões ou contato com superfícies duras. Isso inclui esportes como futebol e basquete, bem como atividades de lazer como skate, patinação e ciclismo. As consequências de lesões traumáticas para as crianças e suas famílias são grandes, devido à dor enfrentada pela criança, efeitos psicológicos referentes ao tratamento e ao que diz respeito à estética e implicações econômicas.

Uma das formas de proteger a criança é através do uso do protetor bucal. Ele não garante 100% de proteção, mas pode reduzir a força de golpes que podem causar, além dos dados aos dentes, concussões, lesões no pescoço e fraturas da mandíbula.

OPÇÕES

Existem 2 tipos de protetores bucais: aqueles que são comprados prontos e os que são feitos sob medida para a boca da criança. Somente o odontopediatra poderá orientar quanto à escolha do que mais adequado. Lembrando que, além do protetor, é necessário o uso de outros acessórios que irão garantir a segurança da criança.

Comece a escrever seu post aqui. Você pode inserir imagens e vídeos ao clicar nos ícones acima.

#odontopediatra #cuiabá #esportes

7 visualizações0 comentário