top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

Mastigação Unilateral e Mordida Cruzada

Atualizado: 22 de set. de 2021


Oclusão dentária é a relação entre as arcadas dentárias superior e inferior ao fechar a boca. As mordidas cruzadas são más-oclusões e são bastante frequentes. Causam alterações no perfil se não tratadas precocemente, uma vez que elas não se auto-corrigem com a erupção dos dentes permanentes.

A maior parte das mordidas cruzadas ocorre pela ausência de uma dieta dura e seca, capaz de estimular o desgaste natural dos dentes, surgindo assim interferências que promovem o estímulo mastigatório em apenas um dos lados, produzindo a mordida cruzada unilateral, responsável por uma série de problemas, como a alteração da articulação que liga a mandíbula e a maxila.

A persistência de uma função alterada promove mudanças gradativas na estrutura esquelética e dentária que podem resultar em assimetrias dentofaciais verdadeiras na fase adulta. Sendo assim, é indispensável que haja a correção precoce de problemas funcionais responsáveis pela mastigação unilateral, com a finalidade de permitir o crescimento e desenvolvimento normal e conseqüentemente, simplificando qualquer necessidade de tratamento futuro. Por isso, consulte sempre o odontopediatra.

FICA A DICA

- Estimule seu filho a pegar os alimentos com as mãos para leva-lo a boca. - Cortar os alimento com os dentes da frente. - Observe se ele consegue mastigar dos dois lados, devagar e de boca fechada. - Estimule a variedade das texturas dos alimentos.

123 visualizações0 comentário
bottom of page