Buscar
  • Equipe Odontopediatra Dra. Eliane Garcia | Cuiabá

Alternativas ao consumo do leite


É crescente a consciência de possíveis efeitos adversos do consumo de leite, entre eles: alergias, desconforto gastrointestinal. aumento do risco de determinadas doenças, como câncer e diabetes e até mesmo questões éticas relacionadas aos animais.

É crescente a consciência de possíveis efeitos adversos do consumo de leite, entre eles: alergias, desconforto gastrointestinal, aumento do risco de determinadas doenças, como câncer e diabetes e até mesmo questões éticas relacionadas aos animais.

As evidências demonstram efeitos negativos do consumo de leite de vaca: por um lado o leite não contém quantidade suficiente de nutrientes para evitar determinadas doenças comumente relacionadas à falta de seu consumo, e por outro pode conter resíduos indesejados de hormônios e antibióticos.

Independente de ser contra ou a favor o consumo do leite é sempre válido conhecer algumas alternativas ao consumo de leite:

FONTES DE CÁLCIO:

- Espinafre - Sardinha - Castanha do Pará - Quiabo - Brócolis - Ameixa seca

É importante esclarecer que a importância do leite também se dá pela vitamina D que encontramos nele, porém ela é adicionada ao leite, e portanto, pode ser facilmente encontrada em outros alimentos, como atum e ovo.

Além do cálcio, outras substâncias são importantes para a saúde, principalmente dos ossos: vitamina K, magnésio e vitamina C. Saiba onde encontrá-las:

FONTES DE VITAMINA K:

- Brócolis - Couve-flor - Repolho - Rúcula

FONTES DE MAGNÉSIO: - Abacate - Banana - Mandioca - Aveia - Arroz - Castanhas

FONTES DE VITAMINA C: - Acerola - Laranja - Limão

A Dica é:

- Estimule uma dieta saudável nas crianças - Não substitua os alimento por leite, principalmente na mamadeira, ou derivados industrializados de leite como "Danoninhos" e yogurte.

Consulte sempre um profissional capacitado.

Dra. Eliane Garcia

Odontopediatria, ortodontia e ortopedia

Cuiabá-MT

#leite #saúde #odontopediatra

24 visualizações0 comentário