top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia

Dentista ortopedista? O que será isso?


Quando falamos em “ortopedia” muitas vezes pensamos apenas em pernas, pés... mas a verdade é que ortopedia tem a ver com todos os ossos dos corpo, inclusive os ossos da face. É aí que entra o trabalho do dentista especialista no assunto, ou, mais precisamente, em ortopedia facial e funcional.

A ortopedia funcional utiliza técnicas de tratamento diferente ao do aparelho ortodôntico fixo. O tratamento é realizado a partir do estímulo que os músculos podem produzir, e assim favorecer o crescimento dos ossos da face de forma equilibrada e consequentemente o desenvolvimento da oclusão dos dentes da forma ideal, buscando sobretudo uma correta função da mastigação.

INDICAÇÕES

Algumas indicações para uso da ortopedia funcional são: mordidas cruzadas, mordidas abertas, mandíbulas pouco desenvolvidas ou com desenvolvimento acima do esperado, estalos, falta de espaço para os dentes permanentes, entre outras.

QUANDO COMEÇAR O TRATAMENTO?

A idade ideal para se iniciar o tratamento é entre 2 e 3 anos, ainda que alguns problemas sejam identificamos mais tardiamente, até mesmo em adultos.

A ortopedia funcional dos maxilares aplicada na devida época contribui para o desenvolvimento de uma dentição saudável ao longo da vida.

FICA A DICA

As dicas para o crescimento favorável da face são:

- Respirar pelo nariz. - Boca fechada com os lábios superiores e inferiores encostados. - Cortar os alimentos com os dentes incisivos, desde bebê. - Mastigar os alimentos dos dois lados e de forma alternada. - Evitar chupeta e mamadeira, e quando for inevitável peça orientações ao Odontopediatra.

780 visualizações0 comentário
bottom of page