top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia

SISO: VOCÊ PRECISA SABER MAIS SOBRE ESTE DENTE!


Dentes do siso são verdadeiros fantasmas para muitas pessoas. Isto porque sua irrupção (nascimento) muitas vezes é traumática e causa grande desconforto, e pode trazer uma série de problemas associados.

A verdade é que o siso já não carrega mais sua função primordial, que era de manter uma mastigação mais eficiente, no tempo em que as pessoas, ainda crianças, perdiam sua dentição precocemente, por conta de cuidados precários causados pela falta de informação e assistência deficitária. Hoje, a realidade é bem outra. Por conta desta evolução, e dos padrões alimentares atuais, com comidas mais facilmente mastigáveis, cada vez mais pessoas nascem sem o germe do dente do siso.

Dentre os problemas causados pelo nascimento do siso está a falta de espaço para acomodá-lo, já que ele é o último a nascer, neste caso ele poderá ficar preso no interior da gengiva, se acomodar em espaços impróprios e até mesmo causa apinhamento dos dentes (popularmente conhecido como dentes encavalados).

MAS TODO MUNDO PRECISA EXTRAIR O SISO?

Por conta destes e outros problemas, a retirada do siso é muitas vezes indicada. O procedimento é feito com anestesia local e não costuma demorar mais de 1 hora. A idade ideal para a retirada do siso é entre 16 e 18 anos, pela facilidade de remoção em virtude da fase de crescimento do mesmo, embora hajam casos em que é preciso esperar um pouco mais.

A ESCOLHA DO PROFISSIONAL

Um fator indispensável é que o profissional escolhido seja muito experiente, pois qualquer erro pode resultar em sérios problemas relacionados aos nervos e com isso causar perda de sensibilidade na língua e queixo.

Apesar disso, algumas pessoas não precisam ser submetidas à retirada, seus sisos nascem da forma adequada e não causam problemas.

Para mais informações, procure um profissional qualificado, somente ele poderá avaliar precisamente o caso e orientar da melhor maneira possível.

43 visualizações0 comentário
bottom of page