top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatra Dra. Eliane Garcia

Crianças devem usar enxaguante bucal?


Como já sabemos, a preocupação com a higiene bucal das crianças deve ter início desde o nascimento. Com o aparecimento dos primeiros dentinhos, o cuidado se torna maior, já que a saúde dos dentes de leite influenciam na saúde bucal adulta.

Mas e quanto ao enxaguante bucal? Devemos usá-lo em crianças?

Seu uso deve ser feito somente sob orientação profissional. Isto porque, se a criança já possui uma boa higiene bucal, onde é feita a correta escovação, utilizando pasta dental com flúor, aliada ao fio dental, é bem provável que não haverá a necessidade do uso do enxaguante.

Além disso, a recomendação é que a criança faça um acompanhamento periódico com o odontopediatra, o que significa que a criança não chegará a ter problemas que recomendem o uso do enxaguante. De qualquer forma, o produto ideal para as crianças é mais suave, sem adição de álcool, corantes e com menor concentração de germicida. Outra questão importante é os pais ficarem atentos e escolherem produtos que não contenham adição de açúcar ou corantes.

Somente o profissional qualificado poderá indicar seu uso. Entre as indicações, podem estar:

- Crianças que já apresentam determinados problemas. - Crianças que passaram por cirurgias. - Crianças que tenham sensibilidade nos dentes. - Crianças com maior risco à cárie (dieta alterada)

Um grande equívoco é pensar que o enxaguante é capaz de remover a placa bacteriana dos dentes. Isto não é verdade. Apesar de possuir ação germicida e bactericida, o produto não consegue penetrar nem remover as placas.

Outro grande mito é que o enxaguante elimina mau hálito. Na verdade, sua ação instantânea de refrescância é apenas temporária. A longo prazo, o contato com a placa bacteriana (no caso de uma escovação falha), pode piorar o problema e até mesmo aumentar o mau hálito.

FICA A DICA

Nunca substitua a escovação pelo uso do enxaguante. Somente a escovação correta é capaz de limpar os dentes de forma eficaz. E lembre-se: crianças devem ter sua escovação supervisionada por um adulto.

3.373 visualizações0 comentário
bottom of page