Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Nossa postura está relacionada com nossa estrutura dentária?


É comum não prestarmos toda a atenção necessária a nossa postura, seja pela correria do dia a dia, por cansaço ou mesmo pela força do hábito. Muitas vezes nem percebemos que estamos nos posicionando de forma inadequada. Porém, esta situação pode acarretar males que muitos nem imaginam, como uma má oclusão dentária, que são alterações relacionadas ao padrão de normalidade da posição dos dentes e das arcadas.

Considerando que toda nossa estrutura corporal é interligada, a má postura irá interferir no posicionamento da cabeça e consequentemente na colocação da mandíbula e da língua dentro da cavidade bucal, gerando uma sucessão de fatores que refletem na oclusão dentária e podem causar, entre outros problemas, o transtorno da articulação temporomandibular

.

Para se ter uma ideia, o peso que a coluna suporta em relação a cabeça é relativa a 13kg, ainda que ela pese, em média, 5kg. Ou seja, seu posicionamento tem realmente uma grande influência nas estruturas conectadas a ela.

É preciso que, a partir do diagnóstico de má oclusão ou má postura, o paciente seja tratado de maneira multidisciplinar. É necessário que o corpo esteja em equilíbrio postural para que toda sua estrutura sustente de maneira adequada todos os seus mecanismos.

FICA A DICA:

- Faça alongamentos diariamente, a boa postura exige músculos fortes e suficientemente elásticos.

- Escolha uma cadeira que tenha a distância entre seu joelho e o chão;

- Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna.

- Posicione os ombros levemente para trás;

- Os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho;

- Ajuste a tela do computador para que seu olhar seja no centro da tela, nem para baixo, nem para cima.

- Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais fácil será seu tratamento. Consulte regularmente seu filho com um odontopediatra.

#postura #oclusãodentária

50 visualizações0 comentário