Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

O fio dental e as crianças: importância e dicas de uso


O uso do fio dental é indispensável, desde o aparecimento dos primeiros dentinhos. Ocorre que há fases em que sua importância ganha um novo patamar. Saiba quando e porquê neste artigo.

A partir dos cinco anos as crianças ficam quase independentes e, com isso, os pais acabam deixando que elas cuidem sozinhas de sua higiene bucal. Mas o fato é que elas não tem uma real capacidade para isso, sua coordenação motora fina ainda não está completamente desenvolvida, somente aos 10 anos é que elas realmente poderão cuidar sozinhas de sua higiene bucal.

Aos 5 anos, a criança também começa a comer com mais liberdade e, muitas vezes, na ausência dos pais. Por terem uma preferência, na maioria das vezes, por alimentos doces, a falta de uma correta higienização, tanto com a escovação quanto com o fio dental, aumentam a incidência de acúmulo de placa e consequentemente o aparecimento de cáries.

Uma outra questão ligada a importância do fio dental é que o espaçamento entre o primeiro e o segundo molar de leite diminuem nesta faixa etária, por conta do primeiro molar permanente que está se preparando para nascer. As lesões de cárie entre os dentes (chamadas interproximais) evoluem mais rapidamente do que as lesões na superfície do dente, até pelo fato da espessura do esmalte ser menor nesta área. Está aí um dos fatores mais importantes para o uso frequente do fio dental.

Dificuldades em passar o fio são comuns, mas a prática irá deixar o processo bem mais fácil.

FICA A DICA:

- Mantenha a calma e distraia a criança durante o processo.

- Utilize um suporte para fio dental (ou passa fio), que facilitam o trabalho.

- Entre uma passada e outra, enxague o fio, para que a sujeira de um dente não vá para outro.

- Use primeiro em você, mostre ao seu filho como é tranquilo. Você também pode usar um brinquedo da criança e tornar esta lição lúdica.

- Comece a limpeza de trás para frente. Assim não corre o risco de esquecer nenhum dente.

#fiodental #crianças #saúdebucal #higienebucal #odontopediatra #cuiabá

283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo