• Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Crianças com dentes sensíveis: porque isso acontece e o que fazer.

Atualizado: 22 de set. de 2021

O consumo frequente de bebidas ácidas por crianças, como refrigerantes e suco de cítricos, principalmente os industrializados, são os principais causadores da sensibilidade dental, pois causam um processo de erosão do esmalte dos dentes. Este problema costuma se agravar conforme a criança cresce, já que elas passam a consumir também bebidas isotônicas e energéticas.

A perda do esmalte do dente por meio de um processo químico de ataque ácido, sem o envolvimento de bactérias, é conhecida como erosão. Pode ocorrer tanto em dentes de leite quanto nos permanentes. Esse desgaste pode fazer com que a dentina (tecido abaixo do esmalte) fique exposta, causando a sensibilidade dentária. As crianças podem relatar dor durante o consumo de alimentos quentes, frios ou doces.

Controlar a alimentação da criança é a melhor maneira de manter a integridade dos dentes. Crianças que fazem acompanhamento frequente tem chances maiores de tratar o problema logo no começo, nesses casos o odontopediatra pode optar por selar as áreas que começaram a ficar comprometidas ou mesmo indicar o selante sem que haja nenhum indício de ataque ácido, como tratamento preventivo. Quando o problema já se tornou maior, são indicadas as restaurações ou ainda outros tratamentos, dependendo de cada caso.

Vale lembrar que as erosões podem ser causadas, além da alimentação inadequada, pela presença de refluxo. Neste caso, o odontopediatra irá encaminhar o pacientes ao gastroenterologista. Há ainda a possibilidade de doenças psicológicas, como anorexia ou bulimia, neste caso as crianças são enviadas para os profissionais da área. Tendo em vista os principais motivos e possibilidade de agravamento, é indispensável que os pais façam o acompanhamento periódico da saúde dental dos filhos.

FICA A DICA

• Estabeleça limites para o consumo de bebidas ácidas.

• Ensine às crianças para que não agitem a bebida dentro da boca, esta ação pode causar um maior atrito e abrasão nos dentes, piorando o quadro.

• Crianças devem utilizar apenas escova de dentes macia.

• Crianças não devem utilizar creme dental clareador, eles são mais abrasivos.

• Enxague a boca da criança com água depois de tomar uma bebida ácida.

• Escove os dentes das crianças após as principais refeições.

1.244 visualizações0 comentário