Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Aparelhos Ortodônticos: cuidados redobrados


Quem usa aparelhos ortodônticos precisa redobrar os cuidados com a saúde bucal, isto porque, além dos problemas habituais causados por uma higiene precária, o resultado do tratamento pode ser comprometido.

Há no mercado alguns acessórios que auxiliam nestes cuidados, como escovas interdentais e passa fio. Tantos os dentes como o aparelho devem ficar limpos e livres de resíduos alimentares.

De preferência, utilize escovas de cabeça pequena e cerdas bem finas e macias. Existem escovas próprias para este fim, procure por escovas ortodônticas, elas são produzidas pelas marcas mais conhecidas do mercado. Aparelhos móveis devem ser higienizados e armazenados conforme instrução do ortodontista.

Além da higienização com escova e fio dental é preciso fazer uma boa escolha dos alimentos. Quem usa aparelho deve evitar alimentos que sejam grudentos e com alto teor de açúcar, assim como alimentos muito duros. Considerando que há uma maior dificuldade em realizar uma correta higiene bucal, açúcares e outros alimentos pouco nutritivos tornam-se potenciais causadores de cáries e outros males.

Algumas pessoas acreditam que certas substâncias, como enxaguante bucal, estragam os brackets, mas isso não acontece, pois eles são de aço inoxidável ou de cerâmica, que são inertes à qualquer fluido oral.

É válido conversar com o dentista sobre o uso de enxaguantes, porém eles nunca devem substituir os demais cuidados. A dor dos primeiros dias de utilização do aparelho podem desestimular a boa higiene, portanto, uma dica é consumir alimentos frios e cortados em pedaços bem pequenos.

FICA A DICA

- Faça o tratamento planejado, não deixe de ir às consultas agendadas; - Escolha alimentos saudáveis; - Evite alimentos duros e grudentos; - Armazene o aparelho móvel em local próprio; - Lave o aparelho móvel com sabonete bactericida, escova de dente e água.

#aparelho #dentes #cuidados

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo