top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Raio-x. Será que é seguro?


Seu filho vai ao dentista, ao pediatra, ao oftalmologista e em tantos outros especialistas. É certo que, em algum momento, o exame de raio-x será solicitado. Mas o quanto ele pode ser perigoso? E quanto aos outros exames de imagem? Representam o mesmo perigo?

A verdade é o que tanto o raio-x quanto outros exames por imagem oferecem algum nível de perigo ao paciente e à equipe profissional. A maioria destes equipamentos emitem radiação e alguns cuidados são indispensáveis.

O problema não mora em um única chapa de raio-x. O grande problema da radiação é que ela se acumula no corpo ao longo do tempo. Sabendo disso, precisamos entender que em todos os momentos que ficamos expostos à radiação, estamos acumulando seus efeitos, isso vale tanto para os exames quanto para o sol, ou até mesmo dentro de um avião. Em todas essas situações estamos mais ou menos expostos. Daí a importância de se proteger de forma eficaz em cada uma dessas situações e sempre que possível.

A questão é: quantos exames de imagem fazemos ao longo da vida? Quantos deles podemos evitar procurando alternativas mais seguras?

O raio-x dental, especificamente, é necessário em diversas ocasiões. Em muitos casos é imprescindível ver o que está acontecendo “lá dentro”. O profissional, quando bem preparado e corretamente habilitado, saberá indicar o raio-x em casos realmente necessários, o odontopediatra, por exemplo, tomará cuidados redobrados com a saúde da criança, porque entende suas particularidades.

COMO SE PROTEGER

O profissional qualificado saberá manipular o equipamento, utilizando a dose correta, expondo o paciente ao mínimo de radiação necessária. Então, o primeiro passo é procurar um profissional experiente. Além disso, é essencial utilizar os equipamentos de proteção necessários, como o avental de chumbo e os óculos de proteção.

FICA A DICA

Proteja-se, de acordo com as recomendações, de todas as fontes de radiação naturais e artificias:

- Exames desnecessários - Sol em horários inadequados - Uso de equipamentos de micro-ondas sem manutenção, entre outros

657 visualizações0 comentário
bottom of page