top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Saburra Lingual: venha saber mais a respeito e como evitar o problema, inclusive em crianças.


Você já notou alguma situação em que a língua da criança fica com um aspecto áspero e de cor esbranquiçada ou mesmo amarelada? Ou mesmo em você, já notou essa condição? Às vezes, quando a criança fica doente e apresenta um quadro febril a saburra também aumenta.

A camada branca que se forma principalmente na parte posterior da língua é chamada Saburra e é uma alteração das condições normais da cavidade bucal.

A saburra é formada basicamente por bactérias e, na maioria das vezes, provoca halitose.

CAUSAS

Existem algumas questões que podem causar o problema, sendo as mais comuns:

- Diminuição da produção de saliva - Escamação anormal da mucosa bucal - Deficiência de certas vitaminas - Problemas do sistema respiratório - Problemas no sistema digestivo - Uso de determinados medicamentos - Hábito de morder os dedos, lábios e bochechas - Má higiene bucal

COMO COMBATER

A principal forma de combater a saburra é investir na higiene oral. Lembre-se que a escovação não se limita só aos dentes, mas sim de toda a cavidade bucal. O próximo passo é investigar a causa do problema. Como você viu acima, várias questões podem provocar o aparecimento da saburra, portanto, profissionais de diferentes áreas terão que ser acionados a fim de traçarem um correto diagnóstico. Se considerarmos que doenças sistêmicas e infecciosas podem casuar o problema, então percebemos o quão importante é a avaliação profissional.

Se você e seu filho(a) frequentam regularmente o dentista, este provavelmente será o primeiro profissional a identificar e avaliar o quadro, podendo indicar o tratamento mais adequado ou ainda outros especialistas, de acordo com cada situação.

Além de frequentar o dentista e outros profissionais da saúde regularmente, deve-se cuidar atentamente da alimentação, principalmente das crianças. Alimentos ricos em fibra ajudam a combater a formação de muco, enquanto alimentos “pegajosos” pioram o quadro.

FICA A DICA

- Se empenhe na higiene bucal. Lance mão de limpadores de língua para auxiliar o trabalho da escova, inclusive nas crianças. - Não ofereça alimentos “grudentos” para crianças, eles permanecem por mais tempo na superfície da língua e são mais difíceis de serem removidos. - Ofereça bastante água para a criança. - Observe a respiração do seu filho(a): ela deve ser feita pelo nariz e não pela boca.

847 visualizações0 comentário
bottom of page