top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO


Ter os dentes bem branquinhos é o sonho de muitas pessoas, porém, nem todas agem da maneira correta, buscando um profissional qualificado para efetuar o procedimento. A prática de buscar alternativas a diversos tratamentos, inclusive ao clareamento dental, tem acontecido pelo poder da internet em disseminar ideias rápida e amplamente, sejam elas boas ou ruins. Além disso, algumas pessoas ainda acreditam que os procedimentos em consultório são economicamente inviáveis, o que não é uma verdade. Hoje em dia, há opções de clareamento muito acessíveis.

O clareamento dental, assim como outros procedimentos estéticos, requer cuidados que apenas o especialista está apto a realizar. Enquanto a procedimento realizado em consultório é efetivo e seguro, o clareamento caseiro se mostra ou perigoso ou ineficiente. Quando feito no consultório, o dentista realiza testes, analisa as peculiaridades de cada caso e faz a indicação do melhor tratamento, determinando o tipo de produto a ser utilizado, a periodicidade etc. Tudo é feito levando em consideração a segurança do paciente e do ambiente.

Além disso, o dentista poderá determinar se o paciente está está apto ou não para o procedimento, já que em alguns casos há contraindicação ao tratamento. Crianças, adolescentes, gestantes e portadores de determinadas doenças devem ser avaliados pelo especialista.

SEM TESTES, SEM SEGURANÇA

Tratamentos da moda, encontrados facilmente na internet, não passaram por nenhum tipo de análise criteriosa. Além de representarem um risco à saúde, já que os produtos utilizados não foram testados para este determinado fim, se apresentam como formas ineficazes de clareamento. Há relatos de pessoas que utilizam carvão e outras substâncias abrasivas na tentativa de obter um sorriso mais branco.

RISCOS

Entre os riscos à saúde bucal estão a inflamação da gengiva, retração da gengiva, surgimento de aftas e outras lesões, danos permanente ao esmalte do dente e etc. Para se ter uma ideia, até mesmo alguns produtos vendidos na mídia como clareadores dentais e que são pertencentes a marcas muito famosas, não possuem poder real de clarear os dentes, eles apenas removem pequenas manchas externas, um efeito muito inferior ao verdadeiro clareamento.

Fica a dica

- Não realize nenhum procedimento de saúde sem a devida orientação profissional. - Não acredite em tudo o que lê na internet, procure saber a fonte da informação. - Consulte regularmente o seu dentista.

80 visualizações0 comentário
bottom of page