Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Você sabia que a gestação pode causar excesso de salivação? Saiba mais!


Durante a gravidez, a mulher experimenta uma série de sensações inéditas, além de alterações físicas e psicológicas. Algumas mulheres são mais sensíveis a estas mudanças do que outras. Há mulheres que passam a gestação inteira sem perceber grandes diferenças, já com outras acontece justamente o oposto.

Uma dessas alterações diz respeito à salivação. O que ocorre em alguns casos é a produção excessiva de saliva e ocorre com maior frequência entre a 6ª e 20ª semana de gestação. Não há muitos estudos sobre o tema, mas o que se acredita é que a causa tenha relação com a sensação de náusea causada pelas alterações hormonais.

Outra possível causa para a produção aumentada de saliva, oficialmente chamada de ptialismo ou sialorreia, é o desejo alimentar potencializado que as gestantes sentem. Além disso, mulheres que sofrem com refluxo ou tem alguma tendência ao problema podem sofrer mais com a sialorreia.

FICA A DICA

Embora não seja uma doença ou um problema que necessite de tratamento, algumas mulheres buscam ajuda por sentirem grande desconforto.

Então, algumas dicas podem ajudar a diminuir a produção excessiva de saliva:

- Procure não ficar sem comer por períodos longos. Faça pequenas refeições, com maior frequência. Isto evitará maiores desejos por alimentar-se.

- Escove os dentes assim que perceber que o aumento da produção de saliva. Enxaguantes bucais também podem ajudar.

- Reduza o consumo de alimentos que contenham amido.

FIQUE ATENTA

O excesso de salivação, embora menos comumente, pode estar ligada à inflamações bucais, problemas estomacais e infecções na garganta. Por isso, mantenha a rotina dos cuidados da saúde bucal, o que inclui a escovação e uso de fio dental após todos as refeições e a visita periódica ao dentista.

Se o problema for exclusivamente relacionado à gestação, ele irá desaparecer naturalmente.

Dra Eliane Garcia

Odontopediatra | Cuiabá-MT


140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo