top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

É cárie ou não é?


Muitos pais, ao notar uma cavidade no dente da criança, ficam se perguntando se aquilo é cárie mesmo ou se pode ser outro problema. A verdade é que, na maioria de casos como esse, há a constatação da cárie, até em estágios mais avançados.

Infelizmente, por má orientação, os pais podem deixar de tratar o problema, seja ele qual for, pensando que o dente de leite não necessita tanta atenção. Há ainda casos em que o diagnóstico aponta erros, como tratando cáries como “descalcificação”.

O fato é que mesmo antes de aparecer uma cavidade no dente, aparecem manchas, geralmente brancas. Estas manchas, por si só, já são cárie, são chamadas de desmineralizações. Mas, se ao ver uma cavidade no dente, o cuidador fica em dúvida quanto ao real problema, imagine ao ver uma “mera manchinha”. Muitos acabam ignorando os riscos.

É por isso que as consultas de rotina são tão importantes. O odontopediatra é capaz de diagnosticar o problema logo em sua fase inicial e intervir precocemente, preservando o máximo a saúde do dente.

O tratamento da cárie não deve ser baseado no tratamento da cavidade cariosa, e sim no diagnóstico da atividade de cárie e no controle dos fatores envolvidos no processo da doença. Para deixar bem claro a importância de se detectar a cárie, logo em seu estágio inicial, basta entender que uma cárie sem o devido tratamento pode se transformar em um problema muito maior, como um problema de canal, e até mesmo a perda do dente.

E para finalizar, ao escolher um profissional, certifique-se que o mesmo está habilitado para o tratamento de crianças, já que existem distinção entre o tratamento em crianças e adultos.

73 visualizações0 comentário
bottom of page