top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Troca do dente de leite: arrancar ou esperar que caiam?


Na fase entre os 5 e 6 anos, as crianças começam a trocar os dentinhos, é quando surgem as famosas “janelinhas”.Muitos pais – e também a criança – ficam na dúvida se o melhor a fazer, quando o dente de leite amolece, é arrancá-los ou esperar que eles caiam naturalmente.

O ideal é que o dente caia sozinho! Isto irá garantir que a raiz se desprenda no momento certo, minimizando possíveis riscos para o dente permanente.

Em algumas ocasiões, o dente de leite fica “pendurado”, praticamente todo solto, mas não cai. Nestes casos, uma ajuda pode ser legal.

Sangramentos podem ocorrer, mas basta pressionar um pedaço de algodão ou gaze no local e aguardar alguns minutos, isto deve ser suficiente para estancar o sangramento. A criança não deve comer ou beber nada por, pelo menos, 30 minutos após a queda do dente, preservando uma cicatrização mais adequada.

Após a queda, o dente permanente irá apontar dentro de algumas semanas, tendo seu crescimento completo entre 6 e 8 meses.

DEVO MARCAR UMA CONSULTA?

Caso o dente permanente demore para aparecer ou o dente de leite demore excessivamente para cair, é importante consultar o odontopediatra, pois somente o profissional qualificado poderá diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, caso seja necessário.

De qualquer forma, as consultas de rotina devem ser mantidas, afinal, se dá início uma nova fase na vida da criança, onde a higiene bucal é ainda mais importante. O profissional irá orientar a criança na correta manutenção da saúde bucal, fortalecendo o gosto da criança pelo autocuidado, o que irá refletir para o resto de sua vida.

FICA A DICA

- Não utilize nenhum “instrumento” para arrancar o dente da criança, deixe que o mesmo caia naturalmente. Caso necessário, um leve “puxãozinho” resolverá. - Não ofereça bebidas e comidas para a criança logo após o dente cair, a região deverá ficar um pouco sensível durante um curto período. - Mantenha a higienização bucal normalmente. - Observe o tempo em que o dente permanente leva a aparecer. Caso demore, procure orientação.

301 visualizações0 comentário
bottom of page