Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Escurecimento dos dentes de leite: como e porque ocorrem


Não são só os adultos que podem apresentar escurecimento dos dentes, crianças também! E as causas podem ser tanto naturais quanto causadas por agentes externos.

Neste texto, queremos tratar mais especificamente das causas do escurecimento dos dentes que podem ser evitadas, ou seja, aquelas causadas por agentes externos, como alimentos, medicamentos etc.

Quando a pigmentação do dente é afetada por corantes escuros, encontrado mais normalmente em alimentos industrializados de baixo teor nutricional, como refrigerantes, chocolates e sucos de caixinha, a escovação acaba não sendo efetiva na remoção destes pigmentos.

Além destes alimentos, a ingestão de determinados medicamentos, como os que possuem alta concentração de ferro, também podem escurecer os dentes.

Quando há a presença de placa bacteriana, a impregnação dos pigmentos é ainda maior. Sendo assim, os cuidados com a escovação devem ser redobrados, além de, é claro, reduzir a ingestão destes alimentos.

Quando a escovação não for capaz de remover a pigmentação, uma profilaxia odontológica, feita pelo odontopediatra, pode resolver a questão. O ideal é que não se espere que os dentes escureçam para se realizar a limpeza, já que neste ponto pode já haver um comprometimento estético. A profilaxia é recomendada a cada 3 meses ou em maior frequência quando houver uma indicação específica.

Vale lembrar que os medicamentos receitados pelo médico não devem ser interrompidos. Neste caso, a pigmentação escura será temporária e o profissional poderá auxiliar na melhor estratégia para manter os dentes claros e saudáveis.

FICA A DICA

- Evite alimentos industrializados, principalmente aqueles que possuem muito corante. - Escove os dentes da criança assim que ela terminar de consumir alimentos com pigmentos escuros, reduzindo a chance da impregnação. - Não deixe de dar a medicação indicada pelo médico. Os efeitos da medicação costumam ser passageiros. - Mantenha a higiene bucal realizando a profilaxia a cada 3 meses ou de acordo com a indicação da sua Odontopediatra.

#escurecimentodosdentes #dentesdeleite #alimentação

112 visualizações0 comentário