Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

POR QUE não mamar deitado?


Muitas mães, por simples preferência ou muito cansaço, preferem amamentar estando deitadas. E quando a mãe está deitada, obviamente a criança também estará.

A Tuba Auditiva é um canal que liga a região nasal ao ouvido, ela tem a função de igualar a pressão nos ouvidos com a pressão do ambiente. Quando a criança recebe a mamadeira deitada pode haver acúmulo nesta região e na abertura da tuba, favorecendo a entrada de bactérias no ouvido, causadoras da otite.

Quando o bebê mama no peito, ele precisa exercer uma força extra e sugar forte e este movimento forte de sucção faz com que seja mais difícil a tuba permitir a passagem do leite para o ouvido. Até mesmo o padrão de respiração do bebê, por ser mais fisiológico quando está mamando no peito, colabora para que o acúmulo seja evitado. Além disso, o próprio leite materno reduz o risco de infecções, não só do ouvido, isto porque ele é rico em anticorpos que protegem as mucosas, mas NÃO é só quanto às otites que temos que nos preocupar ao orientar as mamães, pois na posição deitada seja na mamadeira, seja no peito a musculatura da face e da deglutição trabalham de forma alterada, o que pode levar a uma alteração do crescimento da maxila e da mandíbula levando ao desenvolvimento de mordidas abertas, cruzadas, entre outras alterações.

MAS QUAL A POSIÇÃO IDEAL?

Via de regra, se o bebê utiliza mamadeira, ele deverá estar em uma posição de quase sentado e no colo da mãe, preferencialmente. Se você optar por amamentar o bebê o ideal é que a mamãe esteja sentada confortavelmente em uma poltrona e amamente de acordo com a orientação do médico pediatra, de uma fonoaudióloga ou de uma odontopediatra.

Redobre sua atenção

Nos primeiros meses de vida do bebê é comum que as mães praticamente não durmam e se sintam cansadas 24 horas por dia! Por isso, não é difícil acreditar que cair no sono durante as mamadas noturnas, estando na posição deitada, aconteça facilmente. Por isso, precisamos entender que a segurança do bebê pode estar em risco, já que ao dormir a mãe pode “rolar” para cima do bebê e não perceber, dado ao cansaço extremo ou mesmo o bebê sofrer uma queda. Neste caso, se você sentir que está muito cansada e que pode adormecer, peça para seu companheiro acompanhar a mamada, assim ele poderá minimizar qualquer risco em relação à segurança do bebê. Esta é uma boa forma do pai participar também deste momento.

FICA A DICA:

Seja no peito ou na mamadeira a posição da criança mamar é no colo ou sentada.

#amamentação #otite #desenvolvimento #mamardeitado

434 visualizações0 comentário