Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

SINAIS INICIAIS DA CÁRIE: MANCHAS BRANCAS


A cárie dentária é uma doença que progride de forma lenta. Seu primeiro sinal clínico é representado por uma ou mais manchas brancas. Este estágio pode ser reversível diante do correto tratamento, como aplicação de flúor.

Na cárie dentária há a formação de uma lesão subsuperficial por perda mineral, mas a camada externa do esmalte é mantida intacta, por isso, sua identificação precoce não é tão simples como parece.

As cáries só se tornam facilmente visíveis no estágio de lesão no esmalte, evoluindo para formação da cavidade até a destruição total da estrutura dentária, por isso a necessidade de um diagnóstico precoce realizado por um profissional qualificado.

Caso não haja tratamento, a lesão evolui até a destruição da estrutura dentária. Algumas pessoas estão mais aptas a desenvolver a cárie, como portadores de aparelho ortodôntico, por haverem “obstáculos” na escovação. Mas isso não significa que essas pessoas obrigatoriamente vão desenvolver cáries. Se a correta higiene for mantida, assim como as consultas de rotina, a saúde bucal será preservada.

Vale lembrar que dentes com erosão (desgaste do esmalte provocado pelo contato excessivo com substâncias ácidas - LEIA MAIS AQUI), estão mais suscetíveis à cárie. A erosão dentária vem crescendo significativamente e se tornando mais precoce no Brasil, pelo aumento do consumo de substâncias como refrigerantes e bebidas isotônicas. Portanto, é preciso tratar não somente das causas da cárie, mas também relativas à erosão dentária.

PREVENÇÃO

É preciso controlar os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões de cárie, principalmente nas crianças.

Entre eles:

- Evitar a ingestão de açúcar, principalmente fora do horário das refeições principais.1 - Limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor (observar a quantidade e concentração, nunca menos que 1100 ppm de flúor, independente da idade. - Visitar seu dentista regularmente para que ele possa acompanhar sua saúde bucal e orientar sobre a mesma.

#cárie

160 visualizações0 comentário