Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

FLÚOR: CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE DO EXCESSO NA SAÚDE BUCAL


O Brasil possui o segundo maior sistema de fluoretação de águas de abastecimento público do planeta. Além disso, sua população tem o hábito de consumir produtos de higiene bucal que contém a substância.

A recomendações para a quantidade do mineral adicionado a pastas de dentes varia entre 1.100 e 1500 ppm, que é comprovadamente eficaz contra a prevalência e gravidade da cárie. Neste texto, apontamos os possíveis problemas para o consumo em excesso e a falta do consumo do flúor. Vale ressaltar que estamos falando de quantidades significativamente maiores ou menores, não apenas um consumo errado de forma branda ou esporádica.

EXCESSO DO FLÚOR

MANCHAS BRANCAS

O excesso de flúor causa a fluorose dentária e, durante o desenvolvimento dental, provoca o aparecimento de manchas esbranquiçadas.

ESCURECIMENTO

Com o tempo, as manchas causadas pela quantidade exagerada de flúor podem escurecer gradativamente.

FORMAÇÃO DENTÁRIA

Altas doses de fluoreto são transportadas pela corrente sanguínea até os dentes em formação, causando falhas na estrutura cristalina do esmalte.

IRRITAÇÃO GÁSTRICA

O consumo de grande quantidade de flúor de uma só vez pode levar a uma toxidade aguda e causar irritação gástrica.

FALTA DE FLÚOR

LESÕES

Surgimento de orifícios e lesões estruturais nos dentes causados pela liberação de substâncias ácidas pelas bactérias bucais, ou seja, cáries entre outros tipos de lesões.

ESMALTE DENTÁRIO

Predisposição a um esmalte dental mais solúvel aos ácidos bucais, isso faz com que o dente tenha mais riscos de sofrer uma descalcificação que pode progredir para uma lesão inicial de cárie.

ALIMENTOS FONTES DE FLÚOR

- Beterraba - Couve - Agrião - Escarola - Brócolis - Feijão

FICA A DICA

- Utilize pasta dental na quantidade, frequência e concentração recomendada, com, no mínimo, 1100 ppm de flúor. - Preste atenção na ingestão de alimentos com grandes quantidades dessa substância. - Os pais devem acompanhar as crianças na hora da higiene bucal, prestando sempre atenção na quantidade de produtos utilizados no momento da escovação.


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo