• Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

Frênulo ou “freio” da língua. Saiba mais sobre esta condição e quando a cirurgia é necessária

Atualizado: 4 de fev. de 2021

O freio é um ligamento (uma membrana) que une a parte inferior da língua à base da boca e que permite o seu movimento. O protocolo de avaliação do frênulo (ou freio) da língua para bebês torna possível identificar se os movimentos da língua estão sendo prejudicados. Esta é uma estrutura importante e que permite o bebê sugar, mastigar, engolir e futuramente falar. Um freio curto e aderido pode impedir o movimento da língua e causar impactos anatômicos e funcionais para o bebê.

A chamada “língua presa” surge desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.

O diagnóstico precoce dessa alteração permite que o problema seja sanado antes de causar maiores danos para o bebê. Ele é feito através do teste da linguinha, que é lei em nosso país. Este teste não causa nenhum desconforto ao bebê e deve ser realizado por um profissional da área da saúde qualificado, como, por exemplo, o odontopediatra. Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor, de preferência no primeiro mês de vida, afim de evitar dificuldades na amamentação, possível perda de peso e, principalmente, o desmame precoce.

O freio lingual curto, normalmente, não provoca atrasos no desenvolvimento da linguagem, por isso, a tendência é evitar intervenções desnecessárias.

CIRURGIA

A cirurgia para liberação do frênulo lingual pode ser realizada por Odontólogos e Médicos. Dependendo do diagnóstico, o profissional pode optar por realizar a remoção, reposição ou divisão do frênulo. A cirurgia pode ser convencional (com o uso de bisturi) ou a laser, em ambos os casos é utilizada a anestesia local. Independentemente do diagnóstico, a intervenção é simples e não acarreta riscos particulares.

DICA:

O principal objetivo da cirurgia no bebe recém nascido é evitar o desmame precoce.

4.249 visualizações0 comentário