top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

PROBLEMAS DE COLUNA NAS CRIANÇAS


Qualquer alteração no formato da coluna da criança é uma alerta para que os pais procurem ajuda profissional. Em alguns casos, as anormalidades (como lordose, cifose ou escoliose) fazem parte da carga genética da criança.

Quando não são hereditários ou congênitos, estes problemas podem se desenvolver em função da má postura das crianças em função dos novos hábitos adquiridos por elas, principalmente os ligados à tecnologia, como tablets, celulares e vídeo-games e que, muitas vezes, não são supervisionados.

É normal observar uma criança manipulando um dispositivo para perceber que sua coluna não está alinhada, seu pescoço fica um longo período abaixado, suas pernas estão posicionadas de qualquer maneira e assim por diante. Crianças possuem estrutura óssea em desenvolvimento, por isso, uma má postura corporal irá modificar de maneira indesejável toda esta estrutura, inclusive a bucal.

Os pais devem estar atentos aos menores sinais que a criança se acostumou à má postura. Observar a criança ao andar e ao sentar é essencial para detectar o quanto antes os hábitos nocivos à saúde do desenvolvimento corporal. Além desta observação diária, é preciso atenção ao acompanhamento com profissionais especialistas na primeira infância.

Seja de origem genética ou causada por maus hábitos, é fundamental que se permita que o problema seja detectado o mais cedo possível, pois quando o crescimento vertebral termina, a coluna se torna menos flexível, se tornando bem mais complicado o tratamento na vida adulta.

Além disso, apresentar à criança alternativas à vida moderna é fundamental para garantir um desenvolvimento psíquico positivo: brincadeiras ao ar livre, atividades ligada à arte, contato com a natureza e animais de estimação etc.

A POSTURA E NOSSA SAÚDE DENTAL

A má postura pode acarretar males que muitos nem imaginam, como uma má oclusão dentária, que são alterações relacionadas ao padrão de normalidade da posição dos dentes e das arcadas.

Considerando que toda nossa estrutura corporal é interligada, a má postura irá interferir no posicionamento da cabeça e consequentemente na colocação da mandíbula e da língua dentro da cavidade bucal, gerando uma sucessão de fatores que refletem na oclusão dentária e podem causar, entre outros problemas, o transtorno da articulação temporomandibular.

É preciso que, a partir do diagnóstico de má oclusão ou má postura, o paciente seja tratado de maneira multidisciplinar. É necessário que o corpo esteja em equilíbrio postural para que toda sua estrutura sustente de maneira adequada todos os seus mecanismos.

FICA A DICA

Aprenda a identificar sinais que indicam problemas:

- A criança fica de boca aberta, principalmente durante o sono.

- A criança mastiga somente de um dos lados.

- A criança distribui o peso do corpo de forma unilateral.

- Em pé, a criança apresenta desalinhamento dos ombros.

- A coluna da criança é curvada.

- O sapato da criança apresenta gastos de uso diferentes entre os dois pés.

219 visualizações0 comentário
bottom of page