top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

A CRIANÇA DORMIU SEM ESCOVAR OS DENTES, E AGORA?


Inevitavelmente, as crianças, principalmente até os 3 ou 4 anos, dormem em horários e situações variadas, quando nem sempre é possível prever ou providenciar as melhores condições.

Por isso, não é raro que a criança durma sem ter escovado os dentes. Obviamente, este não é um cenário ideal, já que sabemos que a atividade bacteriana da cárie aumenta enquanto dormimos.

Porém, se a rotina da criança inclui uma boa higiene bucal, os pais não precisam se preocupar. Se esta situação ocorrer esporadicamente, a saúde bucal dela será preservada, baseada nos hábitos que ela pratica. Então, não é preciso acordar a criança para que a escovação seja feita! Provavelmente, acordá-la a deixará irritada, tornando a escovação quase impossível, de qualquer forma.

O problema real é quando a higiene bucal é precária! Neste caso, a situação será propícia ao surgimento de novos problemas, como cáries, inflamações, entre outros. É por isso que falamos tanto em prevenção, em criar hábitos saudáveis nas crianças desde cedo. Apesar de ser uma situação que nem sempre se pode prever, os pais podem pensar em estratégias que diminuam qualquer possibilidade de prejuízo à criança.

Por exemplo, se a família irá passear, os pais devem evitar oferecer alimentos e bebidas açucaradas próximo a hora de ir embora, já pensando que a criança poderá dormir na volta para casa. É claro que os hábitos alimentares devem ser saudáveis sempre, mas exceções, principalmente durante passeios e comemorações, são aceitáveis! Não precisamos ser radicais, se a criança tiver hábitos cotidianos saudáveis, ela poderá comer doces, poderá dormir sem escovar os dentes vez ou outra, o que não pode é isso ser a rotina dela. Enfim, hábitos saudáveis refletem para toda uma vida e se sobrepõe a situações esporádicas. Cuide sempre para não se preocupar com situações atípicas.

FICA A DICA

- Evite dar alimentos altamente adoçados em situações que as crianças podem vir a dormir. - Procure carregar, sempre que possível, um kit de higiene bucal, que pode ser facilmente utilizado com um único copo d´água. - Mantenha a rotina de hábitos de alimentação e higiene saudáveis.

760 visualizações0 comentário
bottom of page